O gênero, surgido no final da década de 50 pelas vozes de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, revolucionou o jeito de se fazer música no país, com uma mistura refinada de samba com jazz. Mais do que o resultado sonoro, a Bossa Nova tornou-se um estilo, um movimento, remetendo ao Rio de Janeiro da metade do século passado e sua Garota de Ipanema, regravada mais de 200 vezes ao redor do mundo. Diferentemente do samba, que surge nos guetos e trazidos ao Brasil pelos africanos, a Bossa Nova emerge de uma classe média branca na zona sul carioca, onde se concentram os bairros mais nobres da cidade. E se o primeiro ritmo é uma explosão, a elitizada Bossa Nova chega com fala mansa, em cima de um banquinho e acompanhada de um violão que leva a melodia às letras que falavam sobre amor e saudade.
A reportagem apresenta a Bossa Nova como um/uma
A
produto da elite carioca.
B
cópia brasileira do jazz norte-americano.
C
expressão artística proveniente das camadas populares brasileiras.
D
movimento de valorização das raízes africanas características do samba.
E
fenômeno nacional e sem ressonância no mercado fonográfico internacional.
Respostas
Resposta:
Creio que seria a alternativa A
Explicação:
"Diferentemente do samba, que surge nos guetos e trazidos ao Brasil pelos africanos, a Bossa Nova emerge de uma classe média branca na zona sul carioca, onde se concentram os bairros mais nobres da cidade."
Resposta:
Letra A
Explicação:
A Bossa Nova surgiu de reuniões casuais de músicos da classe média carioca em apartamentos da Zona Sul, como os de Nara Leão, Carlos Lyra e Roberto Menescal, percursores do movimento. Estes dois rapazes, que viviam da mesada dos pais ricos, viram nas aulas de violão a possibilidade de romper com as tradições familiares e se tornarem independentes financeiramente. Assim, passaram a oferecer seus serviços para os jovens da classe média do Rio. Nara Leão, então com apenas 14 anos, foi uma das alunas da “Academia do Violão”.
Os encontros casuais nos apartamentos se tornaram frequentes e conhecidos, chamando a atenção de outros músicos, como João Gilberto, que, num belo dia, bateu no apartamento de Menescal para “tocar alguma coisa”.
Os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, por isso se considera o primeiro movimento musical do Brasil a ser egresso das faculdades. Com o passar dos anos, a música se tornaria popular, tomando conta dos bares do circuito de Copacabana.