Respostas
Resposta:
A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos que aconteceu na colônia francesa de São Domingos a partir de 1791. Essa rebelião conduziu a colônia francesa de São Domingos à independência e foi motivada pela grande exploração e violência do sistema colonial escravista francês naquela região.
Antecedentes
No final do século XVIII, a região que corresponde atualmente ao Haiti era colonizada pelos franceses e conhecida como São Domingos. A presença francesa ocorreu de maneira gradativa a partir do século XVI, quando a região – ainda conhecida como Hispaniola e sob posse dos espanhóis – passou a ser ocupada por corsários franceses que usavam a ilha de Tortuga como refúgio.
A posse da região foi transmitida para os franceses oficialmente a partir do século XVII, quando Espanha e França assinaram o Tratado de Ryswick, que cedia de maneira oficial a parte oeste de Hispaniola para os franceses. O sistema colonial imposto pelos franceses transformou São Domingos em uma das colônias mais prósperas do mundo, sendo inclusive conhecida como “pérola das Antilhas”.
Explicação:
Resposta: A independência de São Domingos, atual Haiti, foi um processo de independência totalmente negro. São Domingos era uma colônia francesa, e a maioria da sua população era negra, tendo estimativas que existia cinco escravizados ou mais para um senhor branco.
A guerra de independência total durou 12 anos, os resultados foram o Haiti ser o primeiro país do mundo a abolir a escravidão total de um país, ser também o primeiro país do mundo a ser governado por um líder negro, houve um grande massacre de brancos e outras tentativas de invasão francesa depois,