. Considerando a imagem apresentada e as informações sobre a Fonte da Camboa e os conteúdos da aula, é correto afirmar que ela se relaciona com a história dos africanos e afro-brasileiros em Paranaguá na medida em que: * 1 ponto Imagem sem legenda a) era um símbolo do poder público, no qual aqueles escravizados(as) considerados(as) desobedientes eram castigados; b) a maior parte dos escravizados(as) dormiam próximos da fonte da Camboa por não terem moradias; c) consistia num lugar sagrado para os povos africanos e afro-brasileiros, sendo um lugar de culto aberto; d) era o local no qual os(as) escravizados(as) africanos(as) e afro-brasileiros(as) buscavam água para seus senhores, bem como, lavavam roupas.
Respostas
Resposta:
ta ai dnd
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
1. d) era o local no qual os(as) escravizados(as) africanos(as) e afro-brasileiros(as) buscavam água para seus senhores, bem como, lavavam roupas.
2.b) O Pelourinho era um símbolo de poder político durante o Brasil Colonial e foi usado para castigar escravizados(as) africanos(as) e afro-brasileiros(as) publicamente.
Explicação passo-a-passo:
1.Era o local no qual os escravizados (as) africanos e afro-brasileiros buscavam água para seus senhores, bem como, lavavam roupas. O símbolo de poder no qual os escravizados (as) africanos eram castigados era o Pelourinho. Os escravizados dormiam nas senzalas ou em quartos anexos a casa dos senhores durante o Brasil Colonial. Ainda, a fonte da Camboa não era um lugar sagrado para os africanos ou afro-brasileiros.
2.. O Pelourinho era um símbolo de poder político durante o Brasil Colonial e foi usado para castigar escravizados(as) africanos(as) e afro-brasileiros(as) publicamente. Durante o Brasil Colonial e Imperial a liberdade pública de expressão não era um direito dos(as) escravizados(as) africanos(as) e afro-brasileiros(as). O Pelourinho tinha um simbolismo político de autoridade e, por isso, somente aqueles com autoridade derivada da Coroa portuguesa/Império brasileiro ou os senhores ligados a tais pessoas poderiam fazer uso público.