A quantidade de energético que eu tomar em um dia influencia no efeito? ou dura o mesmo tempo independentemente da dose?! 55 pontos
Respostas
Resposta:
o efeito muda pois
Explicação:
10 minutos: Demora cerca de 10 minutos para que a cafeína entre na corrente sanguínea. A frequência cardíaca e pressão arterial começam a aumentar.
15 a 45 minutos: Momento em que a cafeína chega ao pico na corrente sanguínea. A pessoa vai se sentir mais alerta, melhorando a concentração.
Comentário do especialista: “Essas afirmações estão corretas. Depois de ingerir uma bebida com cafeína, ela passa do intestino para a corrente sanguínea e, em seguida, para o cérebro e ao redor do corpo. É uma droga estimulante que funciona entupindo os "sinais de cansaço" no cérebro. Um produto químico no cérebro, chamada adenosina, desempenha um papel importante na forma como nos sentimos cansados, que tende a acumular-se ao longo do dia, levando-nos a ficar com sono à noite. A cafeína é uma droga que bloqueia temporariamente a adenosina, dando-lhe um impulso enquanto permite que moléculas do cérebro relacionadas a se "sentir bem" (como a dopamina) sejam liberadas mais facilmente. Você se sente mais alerta e melhor consigo mesma".
30 a 50 minutos: Toda a cafeína foi absorvida e o fígado também responde ao absorver mais açúcar na corrente sanguínea.
Comentário do especialista: “Sim, normalmente se espera que toda a cafeína seja absorvida em cerca de 45 minutos depois de beber, embora pudesse demorar mais se ingerida como parte de uma refeição. O fígado decompõe a cafeína e a cafeína em si, de fato, aumenta os níveis de açúcar no sangue. Não é tão simples como o infográfico sugere, no entanto. A cafeína pode fazer com que o baixo açúcar no sangue em diabéticos piore, por exemplo. Curiosamente, a cafeína parece ser boa para o fígado e o consumo de café tem sido associado a menores taxas de doença hepática e câncer de fígado. O mesmo não foi demonstrado em bebidas energéticas, no entanto”.
1 hora: O corpo começa a passar pela experiência do “choque de açúcar” assim como os efeitos da cafeína caindo. A pessoa vai começar a se sentir cansada e os níveis de energia começam a ficar baixos.
Comentário do especialista: “Muitos cientistas não acham que o ‘choque de açúcar’ realmente exista. Achamos que sabemos quando nossos níveis de açúcar estão altos ou baixos, mas nós geralmente não sabemos. Comer uma refeição nos faz sentir cansados por outras razões e nós temos uma queda da cafeína, que pode começar em torno desse tempo. Nós também podemos sentir uma baixa súbita quando os ‘hormônios da felicidade’ que circulam em nosso cérebro começam a se desgastar”.