A Companhia das Índias Ocidentais foi fundada em 1621, pelos holandeses. O texto traz informações relacionadas com a Companhia.
A empresa do açúcar era complexa e envolvia terras, técnicas e homens. No século XVII, ia de vento em popa. Isso tudo era alvo de grande cobiça por parte dos espanhóis. A política restritiva da Coroa espanhola estimulava, portanto uma reação - cristalizada na invasão de Olinda e Recife, em 1630. [...] Preocupados em consolidar o domínio da terra e reconstruir a economia, os diretores da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais enviam, para cá, João Maurício, conde de Nassau-Siegen, com o título de governador geral do Brasil. Ele chega ao Recife em 14 de janeiro de 1637.
A intervenção da Companhia das Índias na Região Nordeste do Brasil, no contexto do século XVII, relaciona-se com
(A)
o ataque realizado pela Companhia a uma frota de galeões portugueses, que rendeu 85 toneladas de prata.
(B)
o sucesso da primeira tentativa de ocupação holandesa na Bahia, em 1624, impedindo a formação de milícias para conter o avanço holandês.
(C)
a guerra de independência da Holanda, que resultou na proibição da participação holandesa nos negócios luso-brasileiros.
(D)
o ataque holandês ocorrido no Forte de São Jorge da Mina, que era dominado pelos espanhóis.
Respostas
Resposta: eu acho que é a letra B
Explicação: meu professor de historia ja me disse
Resposta:
C) a guerra de independência da Holanda, que resultou na proibição da participação holandesa nos negócios luso-brasileiros.
Explicação:
Durante o século XVII, os holandeses ocuparam uma parte do território do Brasil, no atual Pernambuco. Um dos principais motivos que levou a Companhia das Índias a promover a ocupação da Região Nordeste do Brasil relaciona-se com a guerra de independência da Holanda, que resultou na proibição da participação da Holanda nos negócios açucareiros (gabarito C). A alternativa A está incorreta, porque o ataque realizado pela Companhia das Índias Ocidentais foi contra uma frota de galeões espanhóis, e não portugueses. O ataque resultou numa soma de 85 toneladas de prata, o que possibilitou o melhoramento de equipamentos bélicos para o ataque a Pernambuco. A alternativa B está incorreta, porque a primeira tentativa de ocupação holandesa, em 1624, fracassou, com isso, os colonos portugueses rumaram para o interior e formaram milícias para conter o avanço dos holandeses. A alternativa D está incorreta, porque o Forte de São Jorge da Mina era dominado pelos portugueses e foi atacado pelos holandeses que queriam ampliar a sua atuação no tráfico de escravizados.