Conceitualmente a arte de Romero Britto pode ser comparada a qual estilo? *
1 ponto
A) A arte de Romero Britto pode ser comparada ao Fauvismo pelo intenso colorido.
B) Pode ser comparada a Pop-Art pelo colorido e pelo contorno preto.
C) O estilo de Romero Britto se compara ao Expressionismo por suas cores fortes e desenho bem marcado.
D) A arte de Romero Britto pode ser comparada a Action Painting pela espontaneidade dos traços.
Respostas
Resposta:
Item b)
Explicação:
Presentes em inúmeras galerias e cidades do mundo, as obras plásticas de Romero Britto são influenciadas pelo movimento cubista e pela Art Pop. Do cubismo, percebemos a deformação da anatomia humana ou animal. Da Arte Pop, vemos que suas peças se aproximam da linguagem publicitária, com cores fortes e mensagens que podem ser captadas pelo observador de maneira imediata.
Romero Britto é um artista plástico brasileiro de grande renome internacional. Radicado nos Estados Unidos, lá desenvolve trabalhos nas áreas da pintura, escultura e serigrafia. Nos Estados Unidos, o artista parece ter virado ídolo da Pop Art, com admiradores e colecionadores nas altas esferas de Hollywood e do governo americano. Hoje, ele vende quadros por até 300 mil dólares e têm obras nas coleções de Bill Clinton, André Agassi, Whitney Houston, Ted Kennedy, Madonna, Michael Jackson, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Carlos Menen, Michael Jordan, Elton John, Gloria Estefan e Paloma Picasso, além dos brasileiros Fernando Henrique Cardoso, Xuxa, Fernando Collor, Roberto Marinho e Dilma Rousseff. Por exemplo, como Eillen Guggenheim, descendente dos fundadores do Museu Guggenheim, considera-o, como um artista pop no mesmo patamar de Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein.
Suas pinturas contam com cores vibrantes e traços bem demarcados remetendo aos vitrais. Isto faz com que o quadro esteja multifacetado através do desenho, mas também da pintura. Britto abusa das formas geométricas para preencher a tela e não utiliza técnicas de profundidade para suas composições. Assim, seus motivos estão sempre em primeiro plano. Outra característica importante é que seus personagens, mesmo os animais, estão sempre sorrindo. O próprio artista justifica esta escolha afirmando que deseja transmitir alegria por meio de seus trabalhos.