5. Pesquise em um atlas, livros ou na internet as usinas hidrelétricas que exis-
tem em indaiatuba
Respostas
RespostaRelação das usinas hidrelétricas do Brasil (UHE)[1] integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e operadas em conjunto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, atualizada até o ano de 2019[2]. Todas as usinas hidrelétricas com geração de 3 MW até 30 MW e com área de reservatório de até 13 km² são designadas PCH - Pequena Central Hidrelétrica.
Inauguração da 1ª fase da Usina hidroelétrica de Jacuí (atual Leonel de Moura Brizola), em 1 de outubro de 1962.
Várias usinas hidrelétricas tiveram a sua denominação alterada com o passar do tempo, mas os seus reservatórios ainda continuam com a denominação original, nestes casos são utilizadas na lista as duas nomenclaturas (do reservatório e da usina). Com relação as usinas operadas por consórcios, compostos por várias empresas geradoras e alguns com participação de empresas de outros segmentos de atuação, são citados apenas os acionistas que são empresas de geração de energia[3].
Em levantamento histórico realizado em 1948 para fins de elaboração do Plano SALTE, definiu-se os seguintes registros [4]:
Primeira usina elétrica: Em junho de 1833, pequena instalação térmica de 52 Kw, em Campos (RJ).
Primeira central elétrica: 1889, Companhia Mineira de Eletricidade, Juiz de Fora (MG). No mesmo ano surgiu a segunda termelétrica, em Curitiba (PR), da The South Brazilian Raillway Co. Ltda.
Primeira grande instalação hidrelétrica - Inaugurada em 1909, chegando rapidamente a 27.379 kw, em Parnaíba (SP), no Rio Tietê, da The S. Paulo Tramway, Light & Power Co. Ltda
No Norte do Brasil: as primeiras centrais foram termelétricas: Cruzeiro do Sul (AC), em 1904, e de Manaus(AM) e Belém (PA), inauguradas em 1905.
Resposta:
A qualidade do fornecimento da energia elétrica depende principalmente das condições de manutenções aplicadas às suas unidades geradoras, para que as mesmas cheguem até as distribuidoras altamente confiáveis.
Com o objetivo de manter as suas unidades em constante operação, a FDS Manutenções Hidrelétricas, especializada em sistemas de regulação de velocidade digitais, analógicos, mecânicos e seus respectivos sistemas hidráulicos como também em sistemas de comando controle analógicos e digitais, criou uma equipe altamente especializada para atender a sua empresa.
Há mais de 30 anos no ramo de geração de energia em hidrelétricas, já executou serviços em diversas Grandes Centrais Hidrelétricas (GCH’s) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em todo o Brasil e exterior.
O procedimento empregado pela FDS Manutenções Hidrelétricas inicia-se com uma visita à sua empresa, conhecimento dos serviços com elaboração de planilhas para a execução dos mesmos, fornecimento de materiais/equipamentos, projetos, pessoal a ser usado, cronogramas e custos
Com os nossos serviços você terá qualidade no fornecimento de energia, garantindo o faturamento previsto e redução nos custos de manutenção.
ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS!^^❤