• Matéria: História
  • Autor: coritiba2090
  • Perguntado 5 anos atrás

quem eram os corredores da corrida de biga​

Respostas

respondido por: yaramartinsdesousa4
2

Resposta:

Na Roma Antiga, as corridas de biga foram um dos mais populares esportes do período. Elas surgiram bem antes de Roma, e já aconteciam quando as antigas Olimpíadas foram criadas, em 680 a.C. Mas ninguém levou essa prática tão a sério como os romanos.  

As corridas eram perigosas para os pilotos e cavalos, já que muitas vezes sofriam ferimentos graves e até a morte, mas esses apuros aumentavam a excitação e o interesse dos espectadores. No Império Romano, as equipes representavam diferentes grupos de financiadores e às vezes competiam pelos serviços de motoristas particularmente habilidosos.

Entre esses cocheiros, um escravo ganhou notoriedade durante as competições. Ganhando mais de 2.000 corridas, Flavio Scorpus se tornou o competidor mais popular da Roma Antiga.

Flavio começou a participar nas corridas durante a sua adolescência. Aos 21 anos, se destacou no Circus Maximus, cuja origem remonta ao século VI a.C., alternava corridas de carruagens e luta de gladiadores com shows. Durante a sua carreira de 10 anos, Scorpus participou de 6 mil competições.

Já as corridas podiam ser fatais para quem participava. Os veículos eram construídos pensando unicamente na rapidez e não na segurança. “Ao contrário dos carros de guerra mais robustos dos egípcios e hititas, os carros romanos foram construídos para a velocidade e o espetáculo, e não para a batalha”, explicou Mike Loades, historiador e escritor, em entrevista à Live Science.

A competição contava com 12 carruagens e 48 cavaleiros e quando começava, uma das características mais marcantes era o chamado “naufrágio”. Os veículos caíam e colidiam entre si na pista. Como consequência, se tornavam obstáculos para os competidores que estavam atrás.

O talento de Scorpus o tornou rico e famoso no Império Romano. Durante a sua carreira de 10 anos, ele acumulou uma fortuna em ouro que equivale a US$ 15 bilhões nos dias atuais. Especialistas acreditam que ele tenha morrido durante os insólitos “naufrágios.”

Explicação:

Perguntas similares
4 anos atrás