A obra literária “A revolução dos bichos”, de George Orwell, publicada em 1945, é uma extraordinária fábula feita sob medida para a Revolução Russa e acaba sendo um instrumento anticomunista na época da Guerra Fria – transcende os marcos históricos da Ditadura Stalinista. Com base na leitura realizada, pode-se afirmar que:
I. a organização dos animais é incrível e parece promissora, tanto que criam um slogan bastante promissor “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”. Porém, não demora muito para que alguns bichos (os mais inteligentes – os porcos) usufruam de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão.
II. como acontece com as revoluções da vida real, a dos bichos também está fadada à tirania, com a ascensão de uma nova casta ao poder. Ironicamente o lema passa a ser “Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros”.
III. como essa incrível obra foi lançada durante a Ditadura Stalinista, o autor aproveitou para fazer referência às pessoas daquela época, como também fez referência a um regime que não existe propriedade privada – em que todos são iguais e trabalham para o bem comum, a DEMOCRACIA.
IV. os porcos (considerados pelos seus pares como os animais dotados de maior inteligência por saberem ler e escrever) iniciam um novo sistema político e deliberam os sete mandamentos do animalismo. Como a maioria dos animais são desprovidos de conhecimento, acabam sendo enganados pelos novos ditadores.
a. A alternativa IV está incorreta.
b. A alternativa III está incorreta.
c. As alternativas I e II estão incorretas.
d. As alternativas II e III estão incorretas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra B
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás