• Matéria: História
  • Autor: livia334455
  • Perguntado 5 anos atrás

A) Faça uma crítica ao socialismo apontando suas falhas;

B) Faça uma crítica ao capitalismo apontado suas falhas

Respostas

respondido por: martajeustaquio
3

Resposta:

socialismo:

Este ano é o 30º aniversário do segundo debate sobre o problema do cálculo econômico em uma economia socialista.

Este segundo debate começou com um artigo publicado por Israel Kirzner em 1988 no periódico Review of Austrian Economics, no qual ele analisava o debate original entre Mises, Hayek e os "socialistas de mercado" (como Oskar Lange, que acreditavam que o socialismo poderia funcionar caso os planejadores centrais "imitassem" o mercado em suas planilhas), com o intuito de apresentar algumas lições para os austríacos modernos. O artigo gerou várias respostas dos austríacos associados ao Mises Institute.

capitalismo

O sistema capitalista constituiu-se a partir do final do século XV e início do século XVI, sendo em grande parte consolidado pela crise do feudalismo e pela expansão comercial marítima europeia. Esse sistema primeiramente se estruturou em um viés mercantilista, pautado na intensiva busca por matérias-primas e minérios, bem como nas trocas comerciais, período chamado de Capitalismo Comercial. Posteriormente, com as revoluções industriais, esse sistema estruturou-se na forma do Capitalismo Industrial até alcançar uma nova forma no início do século XX, o Capitalismo Financeiro.

respondido por: Daimerson
3

Resposta:

Desvantagens ou Falhas do Capitalismo.

1. Monopólios de poder

As empresas capazes de criar monopólios sobre determinado mercado podem abusar desta posição, podendo desenvolver ações prejudiciais à sociedade e a cobrança de preços mais altos para certos produtos.

Com tanto poder sobre o consumo das pessoas, o capitalismo contaria com várias formas de exploração econômica e cultural, reprimindo trabalhadores e, até mesmo, promovendo a alienação social.

2. Desigualdade

Nas sociedades capitalistas, os bens e riquezas que pertencem a um indivíduo, geralmente são passados de geração em geração. Então, se um pequeno grupo de pessoas detém toda a riqueza, que continua sendo transmitida às mesmas pessoas, as desigualdades e divisões sociais tendem a crescer com o passar do tempo.

A concentração de riquezas é um dos pilares de uma sociedade capitalista, e os críticos do sistema sustentam que isto aumenta a desigualdade, pois as pessoas sem capital precisam vender sua força de trabalho aos que possuem.

3. Recessão e desemprego

Uma economia baseada no mercado de consumidores e produtores pode ter muitas oscilações, porque depende da oferta e da demanda. Desta maneira, em caso de diminuição da demanda, empresas fecham e aumenta o desemprego, e se entra num ciclo de crise econômica.

Desvantagens ou Falhas do Socialismo:

1. A falha histórica

Em todo o mundo, vários países testaram a ideia do socialismo, e todos falharam. Não importa quantos ajustes diferentes o governo tente aplicar, historicamente foi provado que esse sistema não funciona em sua totalidade. Porém, vários países incorporaram determinadas medidas consideradas socialistas em seus governos.

2. Nada é seu

É proibido possuir propriedade privada em uma sociedade socialista. Isto faz com que o individuo em si não tenha nada, pois os bens pertencem a "todos" ou ao governo.

3. Menor inovação e crescimento

Com o socialismo, as necessidades básicas devem ser atendidas, então um indivíduo não ficaria preocupado em se esforçar para ter uma propriedade como um imóvel. Isso pode parecer bom, mas há quem acredite que as pessoas se acomodam. Com isso, a inovação, a criatividade, a motivação e outras formas de avanço da sociedade seriam diminuídas.

4. Custa caro

Custa muito dinheiro garantir as necessidades de todas as pessoas, e esse dinheiro deve vir de algum lugar. Então, todo o dinheiro gerado pelos cidadãos é tributado em porcentagens extremas para cobrir todos os custos.

Vale citar que o capitalismo também pode custar caro, uma vez que muitos tributos são colocados em prática. Alguns pagam mais, outros menos, voltando ao cerne da desigualdade, muito criticada por aqueles que não acreditam no capitalismo.

Perguntas similares