Respostas
Explicação:
A biopirataria ocorre quando indivíduos ou corporações têm acesso ilegal aos recursos biológicos de um povo ou de uma nação, com a consequente apropriação não autorizada desses recursos.
A maior ou a menor biodiversidade existente numa região está muitas vezes associada a certas particularidades de sua localização geográfica. Por isso, a maioria dos países detentores de grande biodiversidade está situada na região intertropical, como é o caso do Brasil, da Colômbia, da Costa Rica, da Zâmbia, da India, da Indonésia e da Malásia. Coincidentemente, muitos desses países são pobres ou estão em vias de desenvolvimento.
Num ambiente de pobreza, desinformação e conformidade, no qual também predominam altos índices de corrupção administrativa, alguns indivíduos ou organizações aproveitam para fazer uso dos recursos locais sem oferecer qualquer contrapartida aos povos nativos daquela região, detentores naturais do uso decorrente da biodiversidade.
O entendimento do termo biopirataria é bastante amplo, segundo este ou aquele ponto de vista, podendo inclusive abranger o grave problema do tráfico de animais silvestres. Segundo dados da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), “na lista dos animais mais visados pelo tráfico estão espécies de diversos tamanhos e hábitats, como o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), a preguiça (Bradypus variegatus), a jiboia (Boa constrictor constrictor) e o papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), além de uma variedade de pássaros e tartarugas”.
Exemplos nos parenteses
Espero ter ajudado