AJUDEM PFVR!!!!!
Escolher 5 IST ( infecções sexualmente transmissíveis)
-Qual é o organismo responsável por causar essa doença?( Vocês vão colocar o nome da doença e o organismo que causa. Vocês vão fazer isso para cada doença)
- Quais são os sintomas dessas doenças? ( Vocês vão colocar o nome da doença e os sintomas de cada uma.)
- Como é a forma de prevenir cada uma delas.
Respostas
Resposta:
Explicação:
01) CLAMÍDIA: É causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis e pode ou não gerar sintomas. A transmissão da clamídia acontece por meio de relações sexuais desprotegidas e também pode ocorrer a transmissão da mãe para o filho na hora do parto normal. Sintomas, no entanto, estes podem ser: corrimento vaginal amarelo e espesso, dor abdominal, queimação ao urinar, dor durante o contato íntimo e perda de sangue entre os períodos menstruais. Para o homem: coceiras na abertura do pênis, dor e inchaço nos testículos e proctite (inflamação no ânus).
02) GONORREIA: é uma infecção bacteriana, mas causada pela Neisseria gonorrhoeae também conhecida como gonococo.É comum que a bactéria se prolifere em ambientes úmidos e quentes, o que acaba facilitando o seu crescimento em locais como os órgãos genitais, a garganta e os olhos.
03) SÍFILIS: é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através do contato íntimo sem uso da camisinha, por transfusão de sangue contaminado (raro, mas pode acontecer) ou a mãe infectada passa para o bebê durante a gestação ou o parto.
- A sífilis primária é o primeiro estágio da doença, o principal sintoma é o cancro duro, um pequeno caroço rosado que evolui para uma úlcera avermelhada, com bordas endurecidas e fundo liso, coberto por uma secreção transparente.
- A sífilis secundária é caracterizada por lesões na pele e nos órgãos internos, já que a bactéria se espalhou pelo corpo. As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas, chamadas de roséola sifilítica, ou pequenos caroços acastanhados que surgem principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. O paciente pode apresentar dores musculares, febre, dor de garganta e dificuldade para engolir. Assim como na primeira fase, os sintomas podem desaparecer sem tratamento.
- A sífilis congênita é a transmissão da doença de mãe para filho. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê.
04) HERPES GENITAL: considerada bastante perigosa, não pelos efeitos diretos que causa no organismo, mas pela sua sutileza, uma vez que o nosso organismo não consegue matar o agente patológico da doença. Ocasionada pelos vírus HSV-1 ou HSV-2, a doença tem como principal característica uma série de pequenas lesões nas regiões genitais tanto masculina como femininas. As bolhas rompem-se rapidamente deixando feridas dolorosas. Em alguns casos, esse processo é tão rápido que as lesões nem chegam a ser notadas e são percebidas apenas as feridas.
05) CMV: é considerada uma IST porque qualquer pessoa pode contrair o vírus através de relação sexual desprotegida. O citomegalovírus (CMV) é um vírus da mesma família da herpes e da catapora. pessoas com o sistema imunológico saudável, a infecção pelo CMV é assintomática. Porém, se gestantes forem contaminadas durante a gravidez, as consequências são muito sérias para o bebê. Assim como pessoas imunocomprometidas – portadores do HIV / Aids e transplantados – as consequências também podem ser muito sérias, podendo até causar a morte desses pacientes.
O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST
Resposta:
Clamídia. - é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis inclusive no - Corrimento amarelado ou claro. Sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais. Dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga). - Não existe vacina contra a clamídia. A única forma de prevenir a transmissão da bactéria é o sexo seguro com o uso de preservativos.
Gonorreia - é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae - Necessidade urgente de urinar. Dor ao urinar. Secreção vaginal. Dor durante a relação sexual. Febre. - Utilize sempre preservativo durante qualquer contacto sexual (vaginal, oral e anal); Vigie regularmente a sua saúde sexual e incentive o seu parceiro a fazer o mesmo: é recomendada a vigilância anual de todas as mulheres com mais de 25 anos e sexualmente ativas;
Hepatite B. - VHB - Febre; Fraqueza; Mal-estar; Dor abdominal; Enjoo/náuseas; Vômitos; Perda de apetite; Urina escura (cor de café); - Evitar o contato com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, e usar sempre preservativo nas relações sexuais são as principais formas de prevenir o contágio
Sífilis. - Treponema pallidum - Dores nos músculos, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite , protuberâncias como verrugas nos genitais, úlceras ou úlceras indolores, dor de cabeça, dor de garganta, erupção nos pés e nas mãos, inchaço dos gânglios ou perda de peso - O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita
Herpes genital - HSV - Dores no pênis ou vagina , Dores durante a micção , bolhas, erupções, sarna, vermelhidão ou úlceras , dores ou úlceras região genital coceira, inchaço dos gânglios, infecção recorrente ou sensação de formigamento - A melhor maneira de prevenir o herpes genital é usar preservativo nas relações sexuais. Além disso, para diminuir os riscos de transmissão, deve-se evitar manter relações sexuais quando houver sinais e sintomas da doença.