• Matéria: História
  • Autor: jogaraovento
  • Perguntado 5 anos atrás

A questão nacional foi um dos pilares fundamentais do processo revolucionário cubano. Isto porque, a problemática da soberania e a garantia de independência real continuavam nos discursos do governo e da intelectualidade cubana, mesmo após a independência em 1898. A formação do estado nacional sofreu interferência direta dos Estados Unidos, contribuindo, na concepção de Ruas (1999, p. 38), "[...] decisivamente na elaboração da Constituição que continha a famosa Ementa Platt e a construção de uma base americana no Leste do país". Sobre os interesses dos EUA em Cuba e a Ementa Platt, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O interesse dos EUA por Cuba já vinha de longa data, pois Thomas Jefferson já manifestava seu desejo de a ilha fazer parte do sistema dos estados. Afinal, Cuba representava um formidável ponto estratégico e os investimentos americanos na ilha não paravam de crescer, mesmo quando ainda estava vinculada à metrópole espanhola.
( ) Cuba tornou-se independente da Espanha em 1898, mas por meio da Emenda Platt tornou-se dependente dos Estados Unidos, que a partir de então passou a influir diretamente nos rumos políticos e sociais de Cuba.
( ) Entre outras coisas, a Emenda Platt determinou a Cuba que cedesse parte de seu território para a instalação da Base Naval de Pearl Harbor.
( ) Pelo instrumento político chamado de Emenda Platt, os Estados Unidos outorgava o direito de intervir militarmente em Cuba para defender seus interesses econômicos.

Respostas

respondido por: tamirisantoscantil
1

Resposta:

V-V-F-V- e a resposta...

Perguntas similares