• Matéria: História
  • Autor: MPdrosdroski
  • Perguntado 5 anos atrás

Ao relacionarmos os limites constitucionais do Anteprojeto de 1823 com os poderes garantidos pelo poder Moderador instituído pela constituição de 1824:

a) percebe-se que havia uma convergência de interesses entre elites e o Imperador, o que foi confirmado pela transformação do Anteprojeto na Constituição de 1824.
b) observa-se que nenhum dos dois modelos interessava ao Imperador, pois o la era muito liberal enquanto o 2º era extremamente conservador.
c) interessadas em garantir plena autoridade para o Imperador, elites abriram mão do Anteprojeto de 1823 e aprovaram em Assembleia
a outorga da Constituição de 1824.
d) enquanto o Anteprojeto de 1823 submetia o poder do Imperador ao controle do Legislativo, a Constituição de 1824 dava ao Imperador
plenos poderes acima dos demais.
e) a adoção de um "4° Poder" foi baseada nos princípios democráticos estabelecidos pela Constituição estadunidense de 1789, também sendo
adotados em Repúblicas da América Latina.​

Respostas

respondido por: thaina02544
0

Resposta: Letra d) enquanto o Anteprojeto de 1823 submetia o poder do Imperador ao controle do Legislativo, a Constituição de 1824 dava ao Imperador  plenos poderes acima dos demais.

Explicação:

A constituição de 1823 foi a primeira constituição brasileira e tinha como aspectos principais a separação dos poderes, bem como a questão do voto restrito. Levando D. Pedro I dissolver a Assembleia Constituinte pois não aceitou ter seus poderes limitados.

Espero ter ajudado! ♥

Perguntas similares