Respostas
Resposta:
O Brasil participou da estreia olímpica da ginástica rítmica em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, com a ginasta Rosana Favilla. Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Marta Schonhorst conseguiu a 41ª colocação entre as 43 ginastas que disputaram o evento.
Explicação:
A ginástica rítmica no Brasil foi introduzida no Brasil na década de 1960 por meio da Professora Ilona Peuker, uma imigrante húngara radicada no Brasil desde década de 1950.Teve várias denominações ao longo dos anos: foi chamada de ginástica moderna, ginástica rítmica moderna e ginástica feminina moderna. Depois, por decisão da Federação Internacional de Ginástica, passou à denominação de ginástica rítmica desportiva e, finalmente, ginástica rítmica.
Atualmente, o esporte é organizado no Brasil por meio da Confederação Brasileira de Ginástica. O país ocupa papel de destaque no cenário internacional com medalhas conquistadas em competições como Jogos Sul-Americanos, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Ginástica Rítmica e Gymnasíada, e acumula diversas participações em campeonatos mundiais da modalidade e nos Jogos Olímpicos.