• Matéria: Sociologia
  • Autor: Lunnahee
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual a influência dos meio
de comunicação na vida
política brasileira?​

Respostas

respondido por: thiagorafaeltrmds
1

Resposta:O prodigioso desenvolvimento dos meios de comunicação, ao longo do século XX, modificou todo o ambiente político. O contato entre líderes políticos e sua base, a relação dos cidadãos com o universo das questões públicas e mesmo o processo de governo sentiram, e muito, o impacto da evolução tecnológica da mídia. Já no começo do século, fez-se notar a presença do rádio, secundado pelo cinema, que se mostrou um importante instrumento de propaganda. Os novos meios exigiam novos tipos de políticos, que soubessem como utilizá-los. Cada um à sua maneira, Franklin Roosevelt, nos Estados Unidos, e Hitler, na Alemanha, tornaram-se símbolos da política da era do rádio. (Assim como Hollywood e a UFA berlinense representaram duas formas diferentes de aproveitamento político do cinema.) Mas o meio dominante, desde que surgiu, e que por enquanto não parece ser desafiado pelas novas tecnologias, é a televisão. Ela re volucionou nossa percepção do mundo, em especial do mundo social e, dentro dele, da atividade política.

Ocupando uma posição cada vez mais destacada na vida de seus espectadores (sempre mais numerosos), como fonte de informação e de entretenimento, a televisão reorganizou os ritmos da vida cotidiana, os espaços domésticos e, também, as fronteiras entre diferentes esferas sociais. Como demonstrou Joshua Meyrowitz, a mídia eletrônica, sobretudo a TV, rompeu a segmentação de públicos própria da mídia impressa e contribuiu para redefinir as relações entre mulheres e homens, crianças e adultos, leigos e especialistas1. Aprofundou as transformações no discurso político, de certa maneira unindo o sentimento de intimidade, transmitido pelo rádio, com o apelo imagético próprio do cinema.

Evidentemente, os cientistas políticos não puderam ignorar mudanças tão significativas e manifestas. Mas, em grande medida herdeiros de modelos que nascem ainda no período pré-midiático, têm dificuldade em incorporar de forma expressiva os meios de comunicação às suas reflexões. Em seu livro pioneiro, publicado na década de 1920, Walter Lippmann lamentava o fato de que "a ciência política é ensinada nas faculdades como se os jornais não existissem"2. Oitenta anos depois, é possível dizer que a ciência política já reconhece a existência do jornal, bem como do rádio, da televisão e até da internet. Mas em geral não vê neles maior importância.

Explicação: Espero ter ajudado


Lunnahee: obrigada
Perguntas similares