ALGUÉM ME AJUDAA!
Dilemas éticos fazem parte de toda profissão, o que não é diferente com o assistente social, profissional por excelência do Serviço Social. O enfrentamento dos problemas da questão social diz respeito, diretamente, à prática profissional do assistente social e, muitas vezes, este agente do Serviço Social deve encarar dilemas éticos que o fazem pensar cotidianamente em suas ações e decisões no exercício de suas atribuições. Portanto, imagine-se na seguinte situação: você, enquanto assistente social de uma empresa que abriu uma fundação sem fins lucrativos – e, portanto, ligada ao terceiro setor –, é o responsável direto pela promoção do direito ao exercício da cidadania das pessoas de comunidades carentes em uma região específica do Brasil. Uma das muitas reivindicações de um grupo de uma das comunidades atendidas pela fundação na qual você trabalha é que às perseguições contra seus ritos e cultos religiosos cessem, pois, assim, será possível manifestar suas crenças de forma livre. Suponhamos ainda que você faça parte de um grupo missionário de uma Igreja diferente da religião dessa comunidade, de modo que a função do seu grupo é propagar o discurso conforme sua orientação religiosa particular. A fundação de assistência social na qual você participa, porém, solicita-lhe que elabore um documento destacando a importância do livre culto e da liberdade de manifestação de crenças religiosas. Eis o dilema ético: você seguiria seu papel como membro missionário de seu grupo religioso ou se colocaria a favor da questão da liberdade religiosa, conforme solicitado pela fundação na qual você trabalha?
RESPNDAAAA!!!
Escreva um texto pontuando seus argumentos de forma dissertativa, defendendo o posicionamento que você assumiria diante de tal impasse ético.
Respostas
Resposta:
É preciso assumir uma posição de defesa da liberdade religiosa, seguindo os preceitos constitucionais, a fim de minimizar a marginalização e a exclusão social de grupos que sofrem discriminação na sociedade brasileira. Você deve apontar em seus argumentos que, mesmo com sua orientação religiosa específica, o Brasil é um estado laico e, portanto, não pode ocorrer intervenções de outras matrizes religiosas. Sua orientação religiosa é de âmbito privado, particular, e ela não pode servir de modelo ou exemplo a ser seguido por todos, devendo haver o respeito e a tolerância à pluralidade de valores religiosos. Na esfera do público, a laicidade do Estado deve ser aplicada, superando, assim, quaisquer dilemas éticos provenientes de contendas religiosas. Dessa forma, você estará atuando conforme a noção democrática e cidadã, esperada dos grupos que participam do terceiro setor no Brasil. Caso você tenha assumido um posicionamento que defenda o papel missionário de seu grupo religioso, seus argumentos devem ser consistentes a ponto de não fazê-lo cair no erro de sobrepor sua fé particular sobre a fé distinta de terceiros, o que representa um caminho bem mais difícil.
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO