• Matéria: Filosofia
  • Autor: biancasantoscost748
  • Perguntado 5 anos atrás

9%86% 18:38
1 E 2 ATIVIDADE DO 40 BIMESTRE 10s A...
o
Atividade:
1. Exponha a concepção dualista da realidade de Platão.
2- A teoria das ideias de Platão é outra tentativa de conciliar o grande debate da filosofia grega entre
Parmenides e Heráclito. Você está de acordo com essa afirmação? Justifique.
3- Na teoria das ideias de Platão, qual é a diferença entre o mundo das sombras e o mundo das ideias?
4- Diferencie doxa de epstéme.
5-como se desenvolve o processo do conhecimento em Platão?​

Respostas

respondido por: Greenelyhorthy
1
  1. Platão dizia existir um mundo exterior ao nosso (mundo inteligível) onde tudo era imutável, real e perfeito, diferente do mutável, ilusório e imperfeito mundo em que vivemos.
  2. Resposta. Sim, na teoria das ideias há um lugar para o ser eterno de Parmênides (o mundo das ideias) e há um lugar para o mundo das sombras, sensações e aparências de Heráclito. Porém Platão propõe como o recomendado o mundo de Parmênides (luz racional, realidade pura.).
  3. Para Platão o mundo das sombras é visto como o senso comum, ou seja, aquilo que não parte da reflexão tão ampla como o senso crítico filosófico.
  4. Platão viveu por volta de 427-327 a. C. sendo um discípulo direto de Sócrates.
  5. Por fim, vemos que Platão desenvolveu a Filosofia Idealística, sendo o primeiro a afirmar que além desse mundo físico onde vivemos, existe um outro mundo invisível, como o mundo das idéias. O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.
  6. Um problema filosófico se dá através da relação de entendimento do ser no que tange as problemáticas que nos rodeiam.
  7. De acordo com Platão, episteme significa conhecimento como "conhecimento justificado como verdade, em oposição ao termo "doxa", que se refere à crença comum ou mera opinião.
  8. Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.

Perguntas similares