Respostas
Resposta:
Para Durkheim, o fato social é o conjunto de regras e tradições que estão no centro de uma sociedade. Assim, o fato social obriga o ser humano a se adaptar às regras sociais.
O que caracteriza um fenômeno como social? O que significa que algo seja objeto de estudo da sociologia, e não de outras disciplinas como a psicologia? Conforme Durkheim, o estudo sociológico se ocupa com o fato social, que possui três características:
Exterioridade: significa que o fato social não está dentro dos indivíduos, mas fora deles. Ou seja, a sociedade existe independentemente de uma vida individual;
Generalidade: o fato social diz respeito à sociedade, e não a um ou alguns indivíduos. Assim, os fenômenos sociais possuem a capacidade de afetar toda a coletividade;
Coerção: os fenômenos sociais são normativos e não é possível escapar deles. Logo, todo indivíduo humano faz parte de uma sociedade e será sempre influenciado e formado pelos fatos sociais.
Desse modo, para Durkheim, todo fenômeno que apresentar esses três aspectos podem ser objeto de estudo da sociologia. Assim, ele também inaugura uma forma de ver e pensar o mundo.
O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo... Para Durkheim, o fato social é o conjunto de regras e tradições que estão no centro de uma sociedade. Assim, o fato social obriga o ser humano a se adaptar às regras sociais.
desculpa se ficou grande demaiskkkkjjj