Os dentes tratados endodonticamente têm uma considerável perda de tecido dentinário, normalmente por lesão cariosa, sendo aumentada pelo acesso endodôntico para realização do tratamento, o que dificulta a obtenção de uma retenção suficiente para uma restauração, necessitando, portanto, de um retentor intra-radicular (RIR), que é composto por uma porção intra-radicular e pelo núcleo, sobre o qual será confeccionada a restauração ou coroa protética. Os retentores podem ser classificados quanto ao método de obtenção em: Diretos e Indiretos. Os retentores diretos podem ser constituídos de pinos pré-fabricados metálicos + núcleo de preenchimento ou de pinos pré-fabricados cerâmicos ou resinosos + núcleo de preenchimento. Os retentores indiretos podem ser cerâmicos ou fundidos. Para os dentes unirradiculares, pode-se confeccionar o RIR moldando-se todo o conduto desobturado com resina acrílica preparada, usando-se esta mesma resina para a confecção do núcleo. Para os dentes multirradiculares pode-se obter o RIR separando-o em duas partes (núcleo bipartido), cimentando-o em duas etapas. Outra maneira seria o RIR transfixado, onde o pino do canal de maior volume irá transpassar a porção coronária do núcleo. O RIR pode ser confeccionado pela técnica indireta, moldando-se os condutos com silicona e confeccionado-se o núcleo em laboratório, podendo este ser bipartido ou transfixado, tendo sido esta a técnica utilizada por nós para a confeccção de coroa metalo-cerâmica sobre RIR fundido.
Com relação às próteses dentais fixas:
Escolha uma:
a.
a presença de um pilar intermediário é indicação para a utilização de conector rígido para que este pilar não atue como fulcro quando da aplicação de força oclusal.
b.
os conectores de uma prótese fixa podem ser rígidos ou semirrígidos. Os semirrígidos estão indicados nos casos em que não há discrepância no paralelismo dos dentes anteriores e posteriores ou pouca inclinação de dentes pilares.
c.
a coroa provisória deve estar corretamente ajustada ao núcleo intrarradicular e pino. O sucesso da consulta seguinte depende da sua perfeita adaptação sem a qual haverá inflamação da gengiva marginal, impedindo a moldagem naquela sessão.
d.
o prognóstico mais favorável para utilização de prótese parcial fixa com pôntico em cantiléver é na região distal dos retentores da prótese. Quando o arco antagonista estiver reabilitado com prótese total, o prognóstico é menos favorável. A utilização de cúspides baixas é importante para que durante os movimentos excursivos os elementos em cantilévers fiquem livres de contatos oblíquos.
e.
o desgaste acentuado dos retentores, o baixo custo, a técnica de execução simples e a fácil higienização, são fatores que indicam as próteses fixas.
Respostas
respondido por:
7
Resposta: D) o prognóstico mais favorável para utilização de prótese parcial fixa com pôntico em cantiléver é na região distal dos retentores da prótese. Quando o arco antagonista estiver reabilitado com prótese total, o prognóstico é menos favorável...
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
.
A coroa provisória deve estar corretamente ajustada ao núcleo intrarradicular e pino. O sucesso da consulta seguinte depende da sua perfeita adaptação sem a qual haverá inflamação da gengiva marginal, impedindo a moldagem naquela sessão.
Explicação: é a unica resposta correta.
mas no AVA da como errada, ja abri um chamado .
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás