Qual a relação entre a criação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a divisão do mundo entre "centro" e "periferia" de Raúl Prebisch?
Respostas
Resposta:
O conceito central na teoria da CEPAL é o de centro-periferia, utilizado para descrever o processo de difusão do progresso técnico na economia mundial e para explicar de que maneira os seus ganhos são distribuídos. De acordo com este paradigma, a dualidade na economia mundial surgiu com a Revolução Industrial no centro, quando as possibilidades de incremento da produtividade dos fatores de produção aumentaram drasticamente. Contudo, a difusão do progresso técnico ocorreu de forma bastante irregular pelo mundo. Enquanto os países centrais
internalizaram as novas tecnologias desenvolvendo o setor de bens de capital, o que possibilitou sua difusão pelos outros setores de forma integrada e homogênea, as economias periféricas se tornavam desarticuladas e dualistas. Desarticuladas porque precisavam importar tecnologia avançada do centro; dualistas devido à enorme brecha de produtividade que separava o setor exportador do de subsistência, configurando um quadro que Aníbal Pinto chamaria nos anos 60 de “heterogeneidade estrutural”. Este setor pré-capitalista gerava um contínuo excedente de mão-de-obra que contribuía para manter os salários baixos, prevenindo a periferia de reter os frutos do seu progresso técnico, visto que os aumentos de produtividade do setor exportador eram largamente transferidos para o centro devido à tendência de deterioração dos termos de troca.
Explicação: