Leia o texto abaixo.
Como o remédio sabe onde está doendo?
Ele não sabe. Analgésicos consumidos por via oral, em forma de gotas ou comprimidos, são absorvidos pelo sistema digestório e lançados na corrente sanguínea. Ou seja: têm acesso ao corpo todo. Vamos seguir o caminho de uma molécula de ácido acetilsalicílico, a aspirina.
Quando as células de uma região qualquer do corpo querem avisar o cérebro de que há algo errado – isto é, gerar a sensação de dor – elas usam moléculas chamadas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) para produzir outras moléculas chamadas prostaglandinas.
Prostaglandinas são capazes de desencadear muitas e muitas reações bioquímicas; dá para passar uma carreira estudando as danadinhas. Para os fins deste Oráculo, basta dizer que elas são uma das principais causadoras da dor. [...]
A aspirina inibe a ciclooxigenase, as prostaglandinas não são produzidas e aí seu cérebro não recebe mais a informação de que algo está doendo. [...]
Esse é só um exemplo, claro. Cada remédio funciona de um jeito, e os farmacêuticos têm um conhecimento muito profundo da bioquímica do corpo humano para saber o que acontece exatamente, em escala microscópica, quando você ingere qualquer um deles. Ao longo da história, foi muito comum que primeiro se descobrisse um princípio ativo e só depois se descobrisse porque ele funciona.
VAIANO, Bruno. Como o remédio sabe onde está doendo? In: Superinteressante. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2020. Fragmento. (P110801I7_SUP)
(P110805I7) Qual é o tipo de linguagem predominante no segundo parágrafo desse texto?
Arcaica.
Científica.
Coloquial.
Jurídica.
Regional.
Respostas
O tipo de linguagem predominante no segundo parágrafo desse texto é científica. (Alternativa B)
A linguagem predominante é científica, visto que além de predominar a língua formal, tem-se o emprego de termos técnicos que são usados nas ciências.
O que fica evidente em: "dor – elas usam moléculas chamadas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) para produzir outras moléculas chamadas prostaglandinas."
Essas características fazem com que a linguagem científica não seja utilizada na maioria das vezes no cotidiano.
Bons estudos!
O texto "Como o remédio sabe onde está doendo?" possui linguagem científica (B).
No texto, o autor explica como os medicamentos são absorvidos pelo corpo humano e como eles agem, a fim de solucionar um problema específico.
Na explicação de Bruno Vaiano, os medicamentos são absorvidos pelo sistema digestivo do organismo e são arremessados na corrente sanguínea. Assim, todo o corpo recebe a substância do remédio, fazendo efeito contra determinada molécula.
O texto de Bruno Vaiano desmistifica conceitos científicos e traz, por meio de uma linguagem acessível e de fácil compressão, explicações plausíveis ao público leigo que almeja por tal informação.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/839133