Observe o seguinte fragmento:
“De volta à casa, encontrara, na sala, os estilhaços de vidro do quadro com a fotografia de Venâncio. Ela, então,“distraída”, (...) recolhe um vidro.” (COUTO, 2009, p. 72).
1) O marido encontra[va]-se deitado na cama, e ela se deita[ra] ao seu lado. Esse trecho é : *
1 ponto
a. O desfecho do conto;
b. O cenário do clímax da trama narrativa;
c. O desenvolvimento da narrativa;
d. A conclusão da trama
2 – No decorrer do conto o escritor Mia Couto utiliza-se de verbos fizera, fechara, ousara… Esses verbos estão no Pretérito mais que perfeito do indicativo, que: *
1 ponto
A. Exprime um fato passado não habitual;
B. Exprime um fato habitual, rotineiro;
C. Indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado;
D. Uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.
Respostas
Resposta:
1) B
2) C
Explicação:
acertei no google classroom
1. A correta é a letra B: O cenário do clímax da trama narrativa;
Ao escrever a cena em que marido e mulher estão deitados na cama, o autor trouxe o clímax da narrativa.
Lembrando que o clímax é a parte mais emocionante da trama. O retratado no enunciado é o conto “Os olhos dos mortos” escrito por Mia Couto. O conto faz parte do livro O fio das missangas.
O clímax do conto ocorre quando a narradora dar a entender que foi responsável pela morte de seu marido Venâncio, cansada das agressões que sofria.
2. A correta é a letra C: Indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado;
O autor Mia Couto utiliza os verbos "fizera", "fechara" e "ousara" para exprimir a ideia de algo que ocorreu no passado em que houve também um outro acontecimento além desse que aconteceu antes da fala.
Poderíamos dizer que seria "o passado do passado"
Abraços!