Leia o texto abaixo:
A sociologia da experiência social visa definir a experiência como uma combinatória de lógicas de ação que vinculam o ator a cada uma das dimensões de um sistema. O ator deve articular estas lógicas de ação diferentes e a dinâmica que resulta desta atividade constitui a subjetividade do ator e sua reflexividade.
(Dubet)
1. Estudar a relação entre o indivíduo e a sociedade perfaz um dos objetivos da sociologia, surgida na Europa nos fins do século XIX e início do século XX. Sobre a sociologia clássica, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
A sociologia clássica é estruturada por autores que lançaram questões fundamentais para a disciplina, que permanecem, de alguma forma até a atualidade.
Os clássicos da sociologia formulam o conhecimento sociológico de maneira sistemática: a partir de um método específico, que permite compreender o mundo social a partir dele mesmo.
Nos fins do século XIX e início do século XX, ocorreram profundas modificações no modo de vida coletivo e individual.
O principal objeto de estudo da sociologia clássica é o indivíduo.
Leia a citação abaixo:
Se as sociedades são construídas a partir de vários princípios e várias lógicas, como nos ensina a observação das condutas sociais, é preciso tentar descrever estas lógicas a partir dos conjuntos práticos onde se realizam: as classes sociais, as instituições, as representações.
(Dubet)
2. Sobre os conceitos teóricos formulados pelos clássicos da sociologia, marque a alternativa INCORRETO: *
1 ponto
A preocupação central de Émile Durkheim era tornar a sociologia uma ciência autônoma e específica, ou seja, com um objeto e um método específicos; uma das principais advertências deste autor, era o afastamento das pré-noções: o que pensamos, sentimos ou achamos não constitui conhecimento sociológico.
Para Marx, se deve compreender a vida humana a partir das condições materiais da existência humana, e não dos sistemas de ideias que os homens produzem. A história e o mundo social se descrevem para Marx em duas classes que estão em permanente enfrentamento: DOMINANTE x DOMINADA.
Weber define a ação social como: AÇÃO INDIVIDUAL: é o indivíduo que age, a ação é concreta; DOTADA DE SENTIDO: a ação sempre tem significado; DIRIGIDO A OUTRO: se age em direção a algo/alguém/; COM EXPECTATIVA DE REAÇÃO: sempre se espera que este outro reaja à ação
Durkheim estabelece o fato social como objeto da sociologia. São características dos fatos sociais: externalidade e generalidade.
Respostas
Resposta:
1) D) O principal objeto de estudo da sociologia clássica é o indivíduo.
2) D) Durkheim estabelece o fato social como objeto da sociologia. São características dos fatos sociais: externalidade e generalidade.
Explicação:
Google Classroom
1 - A alternativa D está correta.
Cada pensador no campo da sociologia busca entender como se dão as relações do indivíduo e a sociedade a partir de uma esfera.
Podemos destacar as reflexões dos pensadores clássicos, como por exemplo Comte, considerado o Pai da Sociologia, que utilizava o método positivista para entender como as ciência sociais podem se aplicar ao homem.
Durkheim, que tinha influência positivista, e, entendia a sociedade como um organismo, a dividindo em solidariedade orgânica e mecânica.
Além de Durkheim, também podemos apresentar Karl Marx que entendia a sociedade a partir de sua divisão de duas classes, a burguesia e o proletariado, utilizando esses conceitos para explicar o capitalismo e o socialismo.
2 - A alternativa correta está na letra D.
Durkheim foi um pensador científico do campo social que definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.
Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.