1. De acordo com os estudos sobre resistência africana, a caricatura do colonizador britânico Cecil Rhodes foi intitulada, na época, como:
a) O templo de Rhodes, em comparação com a força do Monte Olimpo da mitologia grega.
b) O Colosso de Rhodes, em comparação com a estátua da cidade de Rodes, da Grécia Antiga, pois ele aparece como um gigante, de braços e pernas abertos, imponente.
c) A cascata de Rhodes, por causa das quedas de Niágara, nos EUA, e sua grandiosidade natural e força das águas.
d) O Stonehenge de Rhodes, devido ao lado místico do sítio arqueológico pré-histórico da Inglaterra e a grandiosidade das pedras alinhadas em círculo.
2. Sobre a Revolução Urabista, qual foi o desfecho do movimento egípcio liderado pelo coronel Urabi?
a) A vitória dos egípcios e, a partir disso, Urabi se tornou o novo Califa do Egito, governando até 1950.
b) A vitória francesa, porém, com a permanência de Urabi no governo do Egito, uma estratégia diplomática para acalmar os ânimos dos revolucionários.
c) A vitória inglesa através de forte aliança política com Urabi, com destaque para o não derramamento de sangue no fim da Revolução Urabista.
d) A revolta terminou com um bombardeamento britânico na cidade de Alexandria e com a invasão do Egito.
Respostas
1 - É correta a alternativa B, sendo a caricatura, hoje famosa, uma das muitas representações dos projetos expansionistas e neocoloniais de potências europeias sobre o território africano.
Cecil Rhodes, colonizador britânico que se estabeleceu na parte sul da África, foi uma figura importante no avanço do colonialismo europeu pelo continente, tendo sido responsável, por um lado, pelo aumento da infraestrutura produtiva africana e, por outro, pela supressão violenta de culturas nativas.
2 - É correta a alternativa D, tendo sido Urabi e seus partidários derrotados e o Egito novamente submetido ao controle de uma potência estrangeira, coisa que já marcava a história do Egito, na época, há séculos, tendo sido submetido, em diferentes épocas, ao domínio dos Gregos, dos Romanos, dos Árabes e, então, dos Ingleses.
1. De acordo com os estudos sobre resistência africana, a caricatura do colonizador britânico Cecil Rhodes foi intitulada, na época, como o que está posto na letra B) O Colosso de Rhodes, em comparação com a estátua da cidade de Rodes, da Grécia Antiga, pois ele aparece como um gigante, de braços e pernas abertos, imponente.
2. Sobre a Revolução Urabista, o desfecho do movimento egípcio liderado pelo coronel Urabi está de acordo com a letra D) A revolta terminou com um bombardeamento britânico na cidade de Alexandria e com a invasão do Egito.
1. Cecil John Rhodes foi um colonizador britânico responsável por promover a anexação de territórios africanos à coroa britânica. Além disso, ele também era um homem de negócios.
Conforme indicam estudos sobre a resistência africana à colonização, Cecil Rhodes teve sua caricatura intitulada na época como o Colosso de Rhodes, que foi uma comparação com a estátua que existia na Grécia Antiga, onde a mesma era uma das sete maravilhas do mundo. Foi construída na cidade de Rodes, e evidenciava um gigante, com os braços e pernas abertos, de maneira imponente.
2. A revolução urabista foi um movimento de resistência contra o colonialismo britânico presente na África. Foi protagonizada pelos egípcios, e tinha como líder o coronel Ahmad Urabi.
A revolução urabista acabou terminando com um bombardeamento realizado pelos britânicos na cidade de Alexandria, onde o Egito foi invadido. Ou seja, mesmo que tenha tido sucesso no início, a revolução acabou sendo derrotada por conta da intervenção inglesa.
Com a derrota, a resistência do Egito acabou ficando enfraquecida, e o país só voltaria a lutar pela sua independência muitas décadas depois.
Veja questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/35325950
https://brainly.com.br/tarefa/24849895