1. No ano de 1469 ocorre o casamento de Fernando (herdeiro do trono de Aragão) com Isabel (irmã do rei de Castela e Leão), fato que une o Reino de Castela e Aragão. É o reino formado por Fernando e Isabel que vai dar início ao estado centralizado da Espanha. Indique o como Fernando e Isabel destacaram-se:
a) Fernando consegue através da benção do papa o divorcio de Isabel.
b) Fernando e Isabel são conhecidos como os reis católicos, pois travaram alianças com a Igreja Católica.
c) Fernando e Isabel são os responsáveis pela introdução do islamismo na península ibérica.
d) Fernando e Isabel são conhecidos como os reis bárbaros, pois descendem de povos germânicos.
2. No processo de consolidação da monarquia inglesa um fator eminente foi o enfraquecimento do poder de influência da nobreza. Tendo esse objetivo em vista o rei Henrique II adota um conjunto de leis chamadas de Common Law, que diminui a influência da nobreza na política. Aponte a alternativa que revela o modo como os nobres lidaram com essas propostas monárquicas.
a) A nobreza inglesa perdeu todo seu poder de participação na política junto ao Parlamento.
b) Os nobres uniram-se aos burgueses e provocaram revoluções que colocaram fim à monarquia absolutista na Inglaterra.
c) Em 1215 a nobreza entra em um embate com o rei (João Sem Terra) e o força a aceitar as exigências da Magna Carta.
d) No século XV a nobreza inglesa destituiu a monarquia na Inglaterra.
Respostas
Resposta:
1)B
2)C
Explicação:
1) Fernando e Isabel se destacaram como conhecidos reis católicos, visto que travaram alianças com a Igreja Católica. Letra B.
Fernando e Isabel se casaram no ano de 1469, esse fato resultou na união do Reino de Castela por parte de Isabel e de Aragão por parte de Fernando. Esse reino então daria início ao Estado centralizado da Espanha, tendo sido conhecidos reis católicos.
2) Os nobres lidaram com essas propostas entrando em embate com o rei (João Sem Terra) e o forçando a aceitar as exigências da Magna Carta. Letra C.
Devido ao processo de consolidação da monarquia inglesa, um importante fator ocorrido diz respeito ao processo de enfraquecimento do poder de influência dos nobres e burgueses. De forma, que a burguesia deu início a um embate com o rei João e o fez aceitar o descrito na Magna Carta.
Bons estudos!