Respostas
Resposta: métodos titulométricos ou titulometria são procedimentos quantitativos que se baseiam na medição de quantidade de um reagente que possui concentração conhecida e é consumido pelo analito (substância sendo analisada) até a completa reação do mesmo.
Titulometria volumétrica
Este procedimento analítico envolve a medida do volume de um reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão ou titulante, que é consumido pelo analito, chamado de titulado. Sabemos que a reação chegou ao final quando há o que chamamos de ponto de viragem, ou ponto de equivalência, que corresponde ao ponto onde a quantidade de titulante adicionada equivale exatamente a quantidade de analito. Para realização deste procedimento, utiliza-se de vidrarias clássicas e simples de laboratório, como erlenmeyers, suportes universais e buretas.
Ilustração de aparato de titulometria.
Aparato utilizado em titulometria volumétrica. Ilustração: Ivan Akira / via Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0 [adaptado]
Utilizamos de indicadores visuais que causam alteração da cor da solução titulada quando ocorre o ponto de equivalência. Um dos indicadores mais utilizados é a fenolftaleína. Podemos utilizar também instrumentos específicos que respondam as alterações que ocorrem quando há a ocorrência da reação química, como turbidímetros, colorímetros, pHmetros, condutivímetros, entre outros.
Explicação: