A figura mais estranha é a de um rei. Sentado, com a coroa na cabeça e segurando a espada com as duas mãos, o rei mira. O que ele mira, não se sabe; mas a expressão de seu olhar é fantástica: um olhar um pouco perplexo, um pouco angustiado, um pouco resignado — o olhar menos real que se poderia imaginar. O olhar de quem se pergunta: Deus, o que faço aqui? (A pergunta que todo rei em algum momento se faz; a pergunta que todos nós, em algum momento, nos fazemos.) Eu fiquei muito tempo diante daquele rei. E quando saímos, a expressão de seu olhar continuava a me perseguir. Pedi que minha mulher esperasse, voltei ao museu; eu queria comprar uma foto do monarca, para, ao menos, lembrar-me dele.
SCLIAR, Moacyr. X de Xadrês (sic). In: Dicionário do Viajante Insólito.
Nesse texto, o narrador fala da figura muito estranha de um rei, mas não indica quem é. Apesar disso, fornece pistas que permitem, ao menos, uma ideia aproximada de quem seja. Considere estas pistas:
Sentado, com a coroa na cabeça; um olhar um pouco perplexo; Deus, o que faço aqui?.
O advérbio aqui é uma boa pista, pois indica algo próximo da pessoa que fala. Na indicação bibliográfica, também há um indício sugestivo: X de Xadrez.
Em que alternativa se encontra uma hipótese aceitável para identificar esse estranho rei?
A
Um rei de um jogo de cartas.
B
Um rei da época do absolutismo.
C
Uma escultura da era clássica.
D
A peça mais importante do jogo de xadrez.
E
Um dos Reis Magos.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
C)
Explicação:
Muitas estatuas mostravam reis e rainhas, demonstrando imponencia.
joaobbotaro22:
é a letra c
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás