• Matéria: Sociologia
  • Autor: aline2004oliveira
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia os textos a seguir.

Lembra-te deste refrão: “O bom pagador é dono da bolsa alheia. Aquele que é conhecido por pagar pontual e exatamente na data prometida, pode em qualquer momento levantar tanto dinheiro quanto seus amigos possam dispor. Isto é às vezes de grande utilidade. Depois da industriosidade e da frugalidade, nada contribui mais para um jovem subir na vida do que a pontualidade e a justiça em todos seus negócios; portanto, nunca conserves dinheiro emprestado uma hora além do tempo prometido, senão um desapontamento fechará a bolsa de teu amigo para sempre.

Benjamin Franklin, 1706-1790.

E na verdade, esta ideia peculiar do dever profissional, tão familiar a nós hoje, mas, na realidade, tão pouco evidente é a mais característica da “ética social” da cultura capitalista, e, em certo sentido, sua base fundamental.

WEBER, Max. A Ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967. p. 30-33.

Nesta sua obra, uma das mais conhecidas, o sociólogo alemão Max Weber destaca duas características básicas do pensamento capitalista, construído em paralelo ao avanço das relações de produção consolidadas a partir da Revolução Industrial. Podemos identificá-las como:

A
A honestidade profissional e a especulação financeira.

B
A preservação da moral e o fundamentalismo religioso.

C
A manutenção das tradições e o apego ao dinheiro.

D
A valorização do trabalho e a multiplicação do capital.

E
A exploração da mão de obra e a defesa dos privilégios.

Respostas

respondido por: cafucazarine
5

Resposta: A

Explicação:

Perguntas similares