O diabetes melito é uma doença endócrino-metabólica caracterizada por um estado de hiperglicemia em jejum e está associada às complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos (neurológico e cardiovascular). Isto pode resultar de defeitos de secreção e/ ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos. A prática de exercício físico se destaca como um fator importante na prevenção e também no tratamento desta doença.
LIMA, Luiz Rodrigo Augustemak. Exercício Físico nas Diferentes Populações. Maringá-Pr – Unicesumar, 2020
Sendo assim, diante do que foi exposto, responda as questões a seguir:
a) Cite, no mínimo, quatro benefícios da prática de exercício físico para indivíduos diabéticos tipo II.
b) Descreva as recomendações do ACSM de frequência e intensidade dos exercícios aeróbios para pessoas com diabetes.
Respostas
Resposta:
(A) Os efeitos benéficos do exercício físico no paciente diabético do tipo II são vários, entre eles podemos destacar a diminuição das concentrações.
Glicose sanguínea antes e após o exercício.
Melhora do controle glicêmico, diminuição do uso de medicamentos orais ou insulinas.
Melhora na sensibilidade à insulina e no condicionamento cardiovascular E consequente a diminuição dos fatores de risco cardiovascular.
Sendo assim, a prática sistemática de exercícios físicos é fundamental para controle e tratamento da diabetes tipo II (FRANCHI e col., 2008). Pessoas com diabetes mellitus tipo II que realizam exercícios físicos podemse beneficiar a curto e/ou em longo prazo. Em curto prazo, há o aumento da ação da insulina, aumento da captação da glicose pelo músculo, aumento da captação da glicose no período pós-exercício, diminuição da taxa de glicose e aumento da sensibilidade celular à insulina. Em logo prazo, há melhoria das capacidades cardiorrespiratórias, diminuição de tecido adiposo, redução dos riscos de doenças coronárias e melhora da qualidade de vida (D’ÂNGELO e col., 2015).
(B). Pacientes diabéticos devem receber recomendação para realizar pelo menos 150 min/semana de exercício físico aeróbico de moderada intensidade (ou seja, atingindo 50 a 70% da frequência cardíaca máxima). Na ausência de contraindicações, pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) devem ser encorajados a realizar treinos de resistência, pelo menos 3 vezes por semana.
Explicação:
Resposta:
A.
A maioria dos benefícios da prática de atividade física no tratamento do diabetes tipo II estão relacionados às respostas agudas e crônicas sobre a ação da insulina, tanto nos exercícios aeróbios(maior oxigenação) quanto nos exercícios resistidos (musculação).
Os exercícios como um todo tem como vantagens a melhora da resistência óssea, a força muscular, a flexibilidade corporal, a aptidão motora e a aptidão metabólica.
B.
Pacientes diabéticos devem receber recomendação para realizar pelo menos 150 min/semana de exercício físico aeróbico de moderada intensidade(ou seja, atingindo 50 a 70% da freqüência cardíaca máxima). Na ausência de contra-indicações, pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) devem ser encorajados a realizar treinos de resistência, pelo menos 3 vezes por semana.
Explicação: