As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância.
O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem.
Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir.
As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.
ANDRADE, C. Drummond de. In: Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1985, p. 76.
No segundo parágrafo do texto, ocorre a forma verbal riem, repetida cinco vezes. No terceiro, ocorrem verbos no passado. Assinale a alternativa que contém um comentário correto.
A
A repetição da mesma palavra é excessiva e é indicador da linguagem informal própria de uma crônica.
B
Os verbos dessa sequência estão no presente, porém não indicam a ocorrência estritamente simultânea das ações, mas processos que se prolongam no tempo.
C
Os verbos no pretérito estão no modo indicativo e, em sentido literal, têm significado do modo subjuntivo.
D
O tempo presente contrasta com o pretérito, narrando o estado de ânimo das meninas: felicidade no pretérito; infelicidade no presente.
E
A repetição da forma verbal riem é um índice do sofrimento contínuo que caracterizava a vida das personagens femininas.
Respostas
respondido por:
10
- Após a leitura do texto, observa-se que no texto: O tempo presente contrasta com o pretérito, narrando o estado de ânimo das meninas: felicidade no pretérito; infelicidade no presente.
- O uso dos tempos verbais no texto demonstram momentos opostos em relação ao estado de espírito das personagens (meninas).
Tempos verbais do texto : pretérito e presente
- No texto, os tempos verbais são do pretérito e do presente. Servem para determinar as emoções das meninas, personagens do texto:
- Verbos no presente: O que acontece no momento, agora: "As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro... "..." Riem alto, riem musical, riem desafinado.."
- Verbos no pretérito: Passado: "O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo."
Vamos à resposta:
" Resposta:"
D ) O tempo presente contrasta com o pretérito, narrando o estado de ânimo das meninas: felicidade no pretérito; infelicidade no presente.
Finalizamos a resposta! Bons estudos!
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7378202
Anexos:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás