Respostas
Explicação:
O jogo de Tchoukball é fruto de uma mistura de princípios de outras três modalidades: Pelota Basca (praticamente desconhecido no Brasil), Voleibol e Handebol. Possui duas características singulares em relação aos demais Esportes Coletivos: a presença de dois quadros de remissão, localizados nas linhas de fundo da quadra, em que a bola deve ser arremessada em qualquer quadro para conquistar os pontos, ou seja, as equipes não possuem um campo de ataque e um campo de defesa; e a ausência de contato físico entre os participantes, já que todos os passes – limitados a três por equipe – não podem ser interceptados pelo adversário.
As regras básicas do tchoukball são as seguintes:
A quadra de jogo tem uma dimensão de 40x20 metros. Em cada extremidade da quadra há uma área semicircular chamada zona proibida.
Figura 1. Quadra de tchoukball
Fonte: Website da Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro, Rio de Janeiro1
Utiliza-se uma bola de handebol e dois quadros de remissão semelhantes a trampolins.
Foto 1. Quadro de remissão
Fonte: ABTB2
Jogam duas equipes com sete jogadores cada.
Cada equipe pode efetuar, no máximo, três passes antes de arremessar a bola em qualquer um dos quadros de remissão.
A equipe atacante procura fazer com que a bola rebata em qualquer um dos quadros e caia dentro da área de jogo, sem que a equipe adversária agarre a bola. Caso a equipe defensora não agarre a bola, a equipe atacante conquista 1 ponto. Já se os defensores conseguirem agarrar, as equipe trocam de função.
Para arremessar a bola no quadro, um jogador pode dar até três passos.
É falta: interceptar a bola ou atrapalhar o adversário durante um passe ou arremesso; segurar a bola por mais de 3 segundos; driblar com a bola no chão ou no ar; entrar em contato com o solo na área proibida ou fora dos limites da quadra e; pegar a bola após o rebote do arremesso da própria equipe.
É ponto para equipe adversária se um jogador: não acertar o quadro no arremesso; fazer um arremesso e a bola ser rebatida pra fora dos limites da quadra ou cair dentro da zona proibida e; tocar na bola após seu retorno do quadro.
É proibido o contato físico com jogadores adversários.