“A produção cafeeira tornou-se o carro-chefe da economia nacional e impulsionou a estruturação econômica, política
e social do estado de São Paulo, com o desenvolvimento da malha ferroviária, melhoramento de portos, configuração do
comércio regional e proporcionando acúmulo de capitais”. De que maneira a cafeicultura impulsionou a industrialização
no Sudeste?
Respostas
Resposta:
A produção cafeeira tornou-se o carro-chefe da economia nacional e impulsionou a estruturação econômica, política e social do estado de São Paulo, com o desenvolvimento da malha ferroviária, melhoramento de portos, configuração do comércio regional e proporcionando acúmulo de capitais.
Explicação:
A produção cafeeira impulsionou a industrialização no Sudeste porque foi através do declínio da cafeicultura que houve a intensificação do processo de industrialização brasileiro, sendo assim os investimentos que até então eram destinados a produção de café, com a crise do café foram destinados a industrialização brasileira.
A relação do café com a industrialização
Sabe-se que o café foi o principal produto exportado no Brasil, e isso fez com que os investimentos do governo fossem destinados a essa prática agrícola, todavia, com a crise de 29 e com os preços subindo, o café deixou de ser tão importante para o mercado.
Dessa forma, o governo brasileiro precisava investir e recuperar a sua economia, e viu a industrialização como saída da crise do café. Como essa produção estava na região Sudeste, a industrialização também foi iniciada nela.
Leia mais sobre A relação do café com a industrialização: https://brainly.com.br/tarefa/967384
#SPJ2