Respostas
Resposta:
Ouvir o galo cantar, pular da cama e se deparar com uma caneca de leite fresco e uma mesa farta são algumas das atrações oferecidas pelo turismo rural. Propriedades rurais transformaram estas e outras coisas do cotidiano em opções para os visitantes. Passeios a cavalo, pescarias ou ainda a oportunidade de acompanhar todas as etapas da produção agrícola e pecuária também fazem parte deste segmento. Detalhes como um doce a mais no cardápio, colheita de ovos ou de frutas fazem o diferencial de cada produto.
De acordo com a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) Andréa Roque, no Brasil, ainda há um vasto campo a ser explorado. Para ela, Santa Catarina, Paraíba e Mato Grosso são Estados que têm um grande potencial neste segmento turístico e acredita que a Copa de 2014 transformará vários roteiros brasileiros e, especialmente, os mato-grossenses, em atrações mundiais.
Passar uns dias em uma fazenda é uma atividade relaxante e interessante para quem tem alguma afinidade com o campo. É uma opção inusitada para a maioria das crianças e adolescentes que vivem em cidades grandes. Muitos só vêm pela primeira vez uma vaca ou uma galinha viva e em seu habitat, aos 15 anos. Os visitantes têm ainda a chance de experimentar a culinária caprichada e original do campo.
Pousadas e hotéis-fazenda localizados em lugares paradisíacos oferecem o que há de melhor em hospedagem, descanso, lazer e diversão. Os roteiros incluem belas paisagens, passeios a cavalo, pescarias, parques aquáticos, estâncias termais, comidas típicas, cafés coloniais e até cantinas de vinho. Santa Catarina é um dos destaques do turismo rural no Brasil. Com povo alegre, gentil e hospitaleiro o Estado é opção para todas as idades, gostos e bolsos.
Mato Grosso também tem se destacado e tem, pelo menos 70 propriedades rurais que oferecem hospedagem e várias atividades relacionadas ao campo. Poconé, Cáceres, Santo Antônio do Leverger, às margens da barragem de Manso, Juscimeira, Jaciara, Nossa Senhora do Livramento, Alta Floresta, Barra do Garças e Primavera do Leste são municípios que já tem produtos para o turismo rural.
Juscimeira e Jaciara, a 120 quilômetros de Cuiabá, têm pousadas que fazem parte da Rota das Águas Termais e Turismo de Aventura e também desenvolvem o turismo rural. Por um capricho da natureza, Juscimeira está sobre um importante lençol de águas aquecidas.
A cidade tem pousadas onde o visitante pode acompanhar o cotidiano do campo. Mas o destaque do turismo rural no município é o Sitio Colina Verde, com pelo menos 50 pés de jabuticaba. Um dia por ano, a fazenda abre seus portões para a população local, que em troca de uma pequena entrada, pode comer quantas
Explicação: