Respostas
Resposta:
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
Explicação:
O esporte é importante na vida das pessoas principalmente para o bem estar físico e mental. Diante do estresse que as pessoas vivenciam o esporte sendo ela qual for alivia uma bomba que o ser humano tem dentro de dele.
É também por meio da prática esportiva que principalmente as crianças desenvolvem habilidades emocionais, as chamadas soft skills, além de valores que vão acompanhá-la também na vida adulta. “Nos preocupamos em transmitir valores por meio do esporte.
Como, por exemplo, saber ganhar, saber perder, ter empatia pelo adversário, ser colaborativo”.
Disciplina: no esporte aprendemos a seguir regras e condutas, a cumprir horários e a ser assíduo, independentemente de suas vontades.
Dedicação: é preciso empenho para alcançar bons resultados, seja em qualquer modalidade.
Trabalho em equipe: nos esportes coletivos, acrianças e ate mesmo adultos aprendem que se esforçar em benefício do companheiro significa ajudar a si mesmo.
Liderança: nos relacionamentos interpessoais estabelecidos com a equipe, a criança aprende sobre motivação, foco, entusiasmo, senso de propósito e confiança, características que leva à liderança.
Mérito: o esporte ensina que não vence de qualquer maneira e que é necessário unir capacidade, engenho, treino, persistência, esforço e superação para poder alcançar a merecida vitória.
Diplomacia/ Fair Play: a conduta ética e o respeito, estão presentes nos esportes, ensinando a lidar com diferentes pessoas e situações.
Controle emocional: é necessário aprender a lidar com frustrações o tempo todo, com as limitações do corpo, com a rivalidade, com derrotas e também com o orgulho.
Cidadania: o esporte eleva a autoestima e traz a sensação de integração/pertencimento, com a distribuição de papéis e o convívio com as regras e diferenças individuais, a criança passa a se ver parte de algo maior além de ampliar a consciência em relação aos direitos e deveres.