Ana, 65 anos, tem uma dieta pobre e esta acima do peso. No domingo, estava almoçando com a família em um restaurante e ao ir embora tropeçou e caiu. Ao ser atendida no hospital, Ana relatou que no momento da queda tinha sentido muita dor no quadril esquerdo e que não conseguia apoiar o peso sobre a perna esquerda, O exame radiográfico revelou uma fratura no colón do fêmur esquerdo e que havia perda significativa da densidade óssea.
Qual a classificação do osso fraturado por Ana? Que outros ossos do corpo humano apresentam a mesma classificação?
A presença de perda significativa da densidade óssea pode ser um indicativo de que tipo de patologia?
Qual seria a relação da idade de Ana e a perda de densidade óssea observada?
Após a fratura, como acontece o reparo do tecido ósseo?
Respostas
Explicação:
O femu é classificado como osso longo.
Sim. pode ser osteoporose.
O fêmur é o maior osso do nosso sistema esquelético, ele é classificado como osso longo por possuir comprimento maior que largura e espessura. Possui uma anatomia própria para possibilitar a fixação de fortes músculos e ligamentos.
Outros ossos classificados como longos são: falange, ulna, rádio, fíbula...
Pela perda de massa óssea, pode-se dizer que a Ana tem osteoporose. Essa patologia é caracterizada pela perda gradativa de densidade no osso deixando-o frágil, normalmente não possui sinais clínicos até a ocorrência de fraturas.
Por se tratar de uma doença degenerativa, ela é comum em idosos, e aliada com uma alimentação deficiente pode aparecer mais cedo, por isso aos 65 anos, Ana já possui osteoporose.
O tecido demora a se regenerar, é necessário uso de suplementação de cálcio e outros medicamentos para auxiliar na absorção do componente. Apesar de ser possível restaurar o tecido, ele se torna mais frágil.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/874387