• Matéria: Português
  • Autor: Ginasilva
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia os trechos das seguintes matérias jornalisticas e os cartazes de campanhas publicitarias a que elas se referem.

Texto 1

O perfil solidário do morador de Blumenau (SC) é o principal responsável pelo alto numero de pessoas em situação de rua na cidade. Quem afirma é o diretor de Politicas Publicas sobre Drogas e Reintegração Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Marciano Tribess A conclu são tem como base depoimentos obtidos pelas equipes da assistência social junto a essa população.

Texto 2

Prefeitura de Andradas inicia campanha "Esmola não é caridade"

A Prefeitura de Andradas (MG), em uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Ação Social e a Secreta ria de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cida dão, começa nesta terça-feira (24) uma campanha de conscientização "Esmola não é caridade O objetivo é alertar e conscientizar a população de que a prática contribui para que adultos e crianças permaneçam na situação de mendicancia. A campanha será realizada em veículos de comunicação da cidade e através de panfletagem acompanhada de orientação dos servido- res da Promoção Social e da Guarda Municipal

a) Qual é a frase do texto 1 que pode ser interpretada como um paradoxo? Por que? ou de ligica, contradição.

b) identifique a passagem do texto 2 que pode ser usada para desfazer a aparente contradição identificada no texto 1, Explique.

c) As mensagens estampadas nesses cartazes podem ser consideradas polemicas. Escreva um pequeno texto apresentando pelo menos um argumento favorável e um desfavorável a elas.​

Anexos:

Respostas

respondido por: ishydani
17

Resposta:

oi

Explicação: a) A frase do texto 1 que pode ser considerado paradoxo é: "O perfil solidário do morador de Blumenau [SC] é o principal responsável pelo alto número de pessoas em situação de rua na cidade.", pois a responsabilidade de manter um cidadão em situação de rua é contraditória à ideia de atitudes que uma pessoa de perfil solidário faria.

b) A passagem mais apropriada para desfazer a contradição seria: "O objetivo é alertar e conscientizar a população de que a prática contribui para que adultos e crianças permaneçam na situação de mendicância.", porque a frase explicaria o contexto e o sentido do paradoxo do texto 1.

c) as mensagens contidas nos cartazes podem ser consideradas polêmicas, apesar de serem diretas, fáceis de entender e ter a intenção de conscientizar os leitores, nem sempre as pessoas decoram números de telefone facilmente  ou olhando rapidamente, por isso só acabarão lembrando da parte de não doar o dinheiro e não ligarão para o centro de ajuda aos moradores de rua, dificultando ainda mais a situação de mendicância dessas pessoas.

Perguntas similares