Respostas
As ondas de rádio São amplamente empregadas nas transmissões de rádio e TV.
Microondas-
exemplo prático: o forno de microondas,
Quando ligado, esse aparelho emite ondas que irão fazer vibrar as moléculas de água dos alimentos ocasionando um aumento de sua temperatura e, consequentemente, o seu cozimento.
A radiação infravermelha-
É emitida por corpos aquecidos e é através dela que recebemos o calor que vem do sol. Mas não há a necessidade que um corpo esteja extremamente aquecido para emitir essa radiação. O nosso corpo, que normalmente apresenta a temperatura entre 36oC e 37oC, também emite esse tipo de radiação
exemplo práticos lente de câmeras para visão noturna.
A radiação visível- É representada pela menor faixa do espectro eletromagnético e nós a percebemos sob forma de luz.
A radiação ultravioleta- É uma radiação além da cor violeta, por isso, assim como a radiação infravermelha, não é possível detectá-la com os nossos olhos.
É fator importante na produção de melanina, o pigmento que bronzeia a pele, mas o excesso de exposição a esse tipo de radiação pode provocar o câncer de pele, como tem sido amplamente divulgado pelos meios de comunicação.
O raio X. São produzidos em tubos de vácuo e tal processo consiste em colidir um feixe de elétrons contra um alvo metálico. Isso irá provocar uma rápida desaceleração desses elétrons. A consequência disso é a emissão do feixe de raio X. Esses raios têm a propriedade de penetrar na matéria, e daí a sua utilização na radiografia.
A radiação gama Os raios gama são produzidos naturalmente pelos núcleos atômicos durante as suas as suas transformações radiativas naturais,
Tal radiação tem como propriedade ionizar átomos e também possui grande poder de penetração. Para a sua absorção, é muito comum se usarem grossas paredes de chumbo.