Respostas
Resposta:
“O crescimento do comércio virtual no Brasil’’
Segundo o “Neil Patel” o Brasil é o terceiro país que mais faz compras pela internet. Sendo assim, também líder no ranking de comércio eletrônico na América Latina, com participação de 59,1% nas compras. Ademais, apesar da vasta ascensão econômica oriunda do comércio eletrônico a situação leva a problemáticas tais quais como o consumismo e por conseguinte o aumento da poluição no meio ambiente.
A princípio, sabemos que o consumismo pode acatar a diversas consequências benéficas a economia de um país, porém esse agente pode também ser maléfico em algumas situações como na saúde mental do indivíduo. A partir disso, segundo Sócrates “O segredo da felicidade não se encontra na busca por mais, mas sim no desenvolvimento da capacidade para desfrutar de menos” ou seja, podemos inferir que o consumo em excesso gera a infelicidade do indivíduo e o torna assim cada vez mais incapaz de aproveitar as pequenas coisas, o deixando insatisfeito e infeliz. Assim, o consumismo pode causar um aumento na taxa de pessoas com doenças como a ansiedade e a depressão.
Por continuidade, se há o excesso de consumo consequentemente existe o excesso de produção, ou seja isso acaba aumentando a produção de carbono das empresas. Assim, segundo pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts( MIT)os pesquisadores apontam que um consumidor típico on-line consome apenas um terço da pegada ecológica de carbono que um consumidor típico que compra em lojas físicas. Outrossim, apesar de diminuir a pegada de carbono a questão não deixa de levantar problemáticas em relação ao descarte de lixo em excesso oriundo do consumo inconsciente que está ligado a uma das previsões mais assustadoras feitas pelo Fórum Econômico Mundial, que é a de que em 2050 os oceanos terão mais lixo do que peixes.
Portanto, são necessárias medidas que atenuem a situação. Logo, o Ministério da Indústria por meio das empresas digitais deve impor as demais que propagem o consumo consciente em suas plataformas e tenham um equilíbrio entre a produção de produtos sustentáveis e a produção comum, para que assim possamos ter uma estabilidade entre esse novo comércio digital, a economia e o meio ambiente. Desse modo, poderemos aproveitar mais os benefícios do crescimento da indústria digital, teremos uma sociedade mais feliz, segundo a citação de Sócrates e poderemos evitar a poluição do nosso meio ambiente.