Respostas
Resposta:
PONTO:
O ponto é a unidade básica de comunicação visual. O ponto serve como marca, referência, indicador de espaço e atrai grande atenção visual sobre si.
LINHA:
Uma linha pode ser definida como uma sequência de pontos justapostos, como a ligação entre dois pontos ou até mesmo como o registro de caminhada de um ponto.
FORMA:
A forma é composta por uma sequência de linhas. Existem formas simples, por exemplo: o círculo, o triângulo e o quadrado equilátero. A partir das formas simples é possível desenvolver formas mais complexas.
DIREÇÃO:
A direção é a sensação visual de que a imagem possui uma tendência a seguir sua comunicação para a vertical, para a horizontal, para a diagonal ou até mesmo fazer curvas.
TOM:
O tom é a percepção de presença ou ausência de luz numa imagem, assim como a gradação de luz nela. Ou seja, ao falar de tom como elemento da linguagem visual estamos identificando o que é claro e o que é escuro, o que tem luz e o que tem sombra.
COR:
As cores são responsáveis pelas informações emocionais e culturais das imagens. Ou seja, nós conseguimos perceber sentimentos através das cores, assim como associamos determinadas cores com significados próprios da nossa cultura, por exemplo: o vermelho geralmente é associado com paixão no Brasil e com pureza na Índia.
TEXTURA:
A textura é a percepção das qualidades táteis das imagens. Existem texturas ópticas que são aquelas que podemos ver nas imagens, mas que ao tocá-las não sentimos a mesma textura. Além do mais, existem as texturas táteis, ou seja: texturas que são as mesmas que vemos e que tocamos.
ESCALA:
A escala é a comparação visual da interação entre elementos visuais, por exemplo: uma forma maior que outra ou uma cor intensa e vibrante em relação a outra cor mais apagada e escura. Também podemos chamar de escala a comparação entre o tamanho de uma obra de arte em si com a estatura média de um ser humano.
DIMENSÃO:
A dimensão diz respeito a perspectiva e a noção de que objetos retratados visualmente estão mais próximos ou mais distantes do observador da imagem.
MOVIMENTO:
É a sensação visual de que algo numa imagem segue um caminho e flui como se de fato fosse se movimentar.