Faça uma pesquisa e relacione todos os planetas do Sistema Solar,a partir do Sol,incluindo os planetas anões:
Respostas
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
Resposta:
Esta lista apresenta os principais parâmetros orbitais e físicos dos oito planetas e cinco planetas anões do Sistema Solar. Todos estes corpos orbitam o Sol, a estrela central do sistema. Os quatro planetas internos são denominados telúricos por apresentarem crosta sólida, sendo que seu maior componente é a Terra. No cinturão de asteroides encontra-se o pequeno planeta anão Ceres, um asteroide de formato arredondado. A seguir estão os quatro gigantes gasosos, os maiores planetas do Sistema Solar, compostos principalmente por hidrogênio e hélio. A seguir estão os quatro últimos planetas anões na região do Cinturão de Kuiper, nos confins do Sistema Solar.
(Montagem dos planetas do Sistema Solar. Em primeiro plano a comparação entre os tamanhos e ao fundo as distâncias relativas)
Dentre os elementos orbitais dos planetas e planetas anões, o semieixo maior representa a distância média do corpo ao Sol e a excentricidade representa o formato da elipse de suas órbitas. O período de translação refere-se ao tempo em que o corpo completa uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o período de rotação indica o tempo gasto para o planeta dar uma volta completa ao redor de seu próprio eixo.[1]
As características da Terra são utilizadas como parâmetro para a comparação entre os planetas, como é feito neste anexo. A unidade astronômica corresponde ao semieixo maior terrestre e equivale a aproximadamente 150 milhões de quilômetros.[nota 1][2] O ano terrestre corresponde a aproximadamente 365 dias terrestre, cada um desses dias tendo aproximadamente 24 horas de duração. A massa da Terra equivale a aproximadamente 6 sextilhões de toneladas[nota 2](ou cerca de 5,9726×1024 quilogramas). Por fim a aceleração da gravidade no equador terrestre equivale a 9,798 m/s².