escreva um breve relatório sobre as capitanias hereditárias seguindo o roteiro.
a) O que eram.
b) Onde foram empregadas pela primeira vez.
c) por que os portugueses resolveram utilizar-las no brasil.
d) por que a maioria das capitanias fracassou.
e) a relação entre as capitanias e o governo geral.
Respostas
(B) COMEÇOU EM OUTRAS COLONIAS PORTUGUESAS
(C) o comércio com o oriente estava entrando em decadência e os franceses rondavam a costa brasileira, ameaçando tomar as terras definidas como portuguesas.
(D)quantidade de terras p que não produziam em algumas capitanias, sucessivos ataques de grupos indígenas, falta de interesse de alguns proprietários que nunca chegaram a conhecer suas terras a falta de capital necessária para o investimento.
(E)
O Governo Geral foi uma alter ao fracasso administrativo das capitanias hereditárias
Resposta da A - O que eram?
Consistiam basicamente na divisão do território português (estipulada pelo Tratado de Tordesilhas) em 15 faixas de terra, que seriam entregues a portugueses responsáveis pelo povoamento da capitania, além do seu desenvolvimento econômico.
O mapa tradicional das capitanias mostra quinze lotes de terra paralelos de norte a sul do Brasil do século XVI. No entanto, novos estudos sugeriram uma alteração na forma como se imaginava a divisão dos territórios da capitania.
Resposta da B - Onde foram empregadas pela primeira vez?
Esse modelo das capitanias foi utilizado pelos portugueses em algumas de suas ilhas atlânticas (Açores e Cabo Verde) e, como havia tido sucesso lá, os portugueses optaram por implantá-lo no Brasil.
Resposta da C - Por que os portugueses resolveram utilizar-las no Brasil?
Os portugueses instalaram as capitanias hereditárias no Brasil porque o comércio de especiarias na Índia estava em declínio e os territórios portugueses eram constantemente invadidos pelos franceses. A ameaça de perder os territórios levou os portugueses a criar o sistema de capitanias e a incentivar o povoamento do Brasil por portugueses. Além disso, a instalação das capitanias permitiria aos portugueses fazer uma exploração do território e, assim, localizar os metais preciosos que tanto buscavam.
Resposta da D - Por que a maioria das capitanias fracassou.?
As dificuldades administrativas prejudicaram bastante o desenvolvimento das capitanias, pois, muitas vezes, era necessária a ajuda de Portugal, e a viagem era longa e demorada. Além disso, os donatários esbarraram em outras dificuldades, como a falta de recursos, a inexperiência administrativa e os conflitos com os indígenas.
Das quinze capitanias existentes, somente duas prosperaram rapidamente: São Vicente e Pernambuco. Ambas se basearam no desenvolvimento da produção do açúcar a partir do cultivo da cana-de-açúcar e assumiram posturas mais conciliadores com os indígenas (ou determinado grupo de indígenas).
Resposta da E - Qual a relação entre as capitanias e o governo geral?
A divisão territorial e o poder dos donatários permaneceram até meados do século XVIII, mas Portugal criou um novo governo, mais centralizado. Esse governo foi chamado de Governo-geral e começou a funcionar a partir de 1548.
Somente em 1759, as capitanias hereditárias desapareceram com a ação do ministro Marquês de Pombal.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19208311