André está parado em relação a um referencial inercial, e Regina está parada em relação a outro referencial inercial, que se move com velocidade (vetorial) constante em relação ao primeiro. O módulo dessa velocidade é v.
André e Regina vão medir o intervalo de tempo entre dois eventos que ocorrem no local onde esta se encontra. (Por exemplo, o intervalo de tempo transcorrido entre o instante em que um pulso de luz é emitido por uma lanterna na mão de Regina e o instante em que esse pulso volta à lanterna, após ser refletido por um espelho.)
A teoria da relatividade restrita nos diz que, nesse caso, o intervalo de tempo medido por André (ΔtAndré) está relacionado ao intervalo de tempo medido por Regina (ΔtRegina) através da expressão: ΔtAndré = λ.ΔtRegina. Nessa relação, a letra gama (λ) denota o fator de Lorentz. O gráfico abaixo representa a relação entre λ e v/c, na qual c é a velocidade da luz no vácuo.
Imagine que, realizadas as medidas e comparados os resultados, fosse constatado que ΔtAndré = 2ΔtRegina.
Usando essas informações, é possível estimar-se que, para se obter esse resultado, a velocidade v teria de ser aproximadamente
a) 50% da velocidade da luz no vácuo.
b) 87% da velocidade da luz no vácuo.
c) 105% da velocidade da luz no vácuo.
d) 20% da velocidade da luz no vácuo.
Respostas
respondido por:
8
Olá,
Resolução:
Onde:
γ=Fator gama
u=módulo da velocidade
c=constante da luz no vácuo
ΔtA=intervalo de tempo medido por André
ΔtR=intervalo de tempo medido por Regina
Dados:
ΔtA=2ΔtR
u=?
O módulo da velocidade v:
Isolando ⇒ (u), obtemos:
Substituindo,
Resposta b)
Bons estudos!!!! (¬‿¬)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás