Respostas
Resposta:
O Brasil está passando atualmente por uma grave crise hídrica, que está afetando a qualidade de vida dos brasileiros e vários setores da economia. O problema é tão grave que, segundo a ONU, essa crise pode afetar a segurança alimentar da população em 2015.
Segundo a lei nº 11.346, de 15 de Setembro de 2006, a segurança alimentar e nutricional “consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.
Diante da falta de água, o direito de todos ao acesso ao alimento pode ser prejudicado. A escassez de água, além de prejudicar o abastecimento, dificulta a produção alimentícia. Sem uma boa safra, por exemplo, o preço dos produtos disponíveis aumenta consideravelmente, dificultando a compra por parte de uma grande parcela da população.
Cada alimento, seja de origem animal ou vegetal, necessita de certa quantidade de água para ser produzido. As plantas necessitam de água para estabelecer-se, e os animais, além de bebê-la, necessitam indiretamente da água utilizada na produção de vegetais que fazem parte de sua dieta ou da alimentação de suas presas.
O volume de água doce que é usado para produzir bens ou serviços, levando em consideração a quantidade de água consumida e poluída durante o processo, é chamado de Pegada Hídrica. Com esse importante indicador, podemos calcular a quantidade de água doce necessária para produzir alimentos e outros produtos, além de traçar estratégias para o uso inteligente desse importante recurso natural.
Apesar de muitas vezes pensarmos apenas na água que vamos ingerir, a pegada hídrica de certos produtos é muito maior do que podemos imaginar. Veja a seguir a quantidade de água necessária para produzir alguns produtos, segundo a Water Footprint Network:
→ Para produzir um 1 kg de carne bovina, são necessários 15.400 litros de água.
Explicação:
Boa tarde, meu consagrado!