1. Por que as águas do Rio Negro e Solimões não se misturam?
2. Quais os períodos que os 2 rios surgiram?
3. Qual o Rio mais novo e qual o mais antigo?
4. Qual a importância do encontro das águas para sua região?
Respostas
Resposta: 1. Isso acontece porque as águas do Solimões são mais frias que as do Negro, dificultando a mistura. Além disso, apesar de os dois rios serem lentos, o Solimões desce um pouco mais rápido, e isso também contribui para que as águas se mantenham separadas.
2. Rio Negro: Descoberto em 1541, pelo espanhol Francisco de Orellana, o rio Negro foi utilizado pelos espanhóis como acesso de suas colônias ao oceano Atlântico. A partir do fim do século 16, expedições da Holanda e da Inglaterra chegaram ao Norte do Brasil e colonizaram territórios ribeirinhos. Ciente das atividades dos dois países na região, a Coroa Portuguesa enviou tropas à Amazônia e expulsou os outros colonizadores, em meados do século seguinte. Rio Solimões: desculpa mas eu não sei quando o rio Solimões.
3.
4:O Encontro das Águas, por sua exuberância cênica, é elemento de identidade da cultura local, sendo, por isso, retratado de diversas formas como ícone do Estado do Amazonas e da cidade de Manaus, compondo, inclusive seus brasões.
Explicação:
desculpa se eu não consegui tudo então eu espero ter ajudado vc, eu vou procurar, pesquisar para depois eu vou editar a resposta para vc, tá bom?
bons estudos.