De acordo com nossos estudos, o que foi o processo de ruralização que ocorreu em Roma? *
1 ponto
a) Foi um acontecimento onde as pessoas iam buscar proteção na cidade, contra o desemprego.
b) Foi quando muitos moradores de cidades romanas se mudaram para o campo, em busca de abrigo e trabalho.
c) Foi a criação de novas regiões de domínio do Império Romano.
d) Foi o aumento do exército nas fronteiras romanas para se protegerem contra os povos bárbaros.
Respostas
Resposta:
letra B
Explicação:
Com a crise romana do século III, ocorreu também um aumento da insegurança nas cidades romanas, devido à pressão dos germanos nas fronteiras do Império. Empobrecidos pela crise econômica e com medo dos germanos, muitos moradores de cidades se mudaram para o campo em busca de abrigo e trabalho. As cidades se esvaziaram e a Europa viveu um processo de ruralização.
Nesse período, a crise do Império Romano favoreceu um processo de ruralização das populações, que não mais podiam empreender atividades comerciais. Isso ocorreu em razão das constantes guerras promovidas pelas invasões bárbaras e a crise dos centros urbanos constituídos durante o auge da civilização clássica.
Resposta:
1 - B) Foi quando muitos moradores de cidades romanas se mudaram para o campo, em busca de abrigo.
2 - B) um modelo de governo de quatro imperadores, cada um responsável por uma grande região do Império.
Explicação:
1 - Com a crise romana do século III, ocorreu também um aumento da insegurança nas cidades romanas, devido à pressão dos germanos nas fronteiras do Império. Empobrecidos pela crise econômica e com medo dos germanos, muitos moradores de cidades se mudaram para o campo em busca de abrigo e trabalho. As cidades se esvaziaram e a Europa viveu um processo de ruralização.
2 - O imperador Diocleciano, criou, em 285, a tetrarquia, um modelo de governo de quatro imperadores, cada um responsável por uma grande região do Império.