Respostas
Resposta:
Controle de qualidade da água
O estudo do manancial é tão importante. Saber não somente a viabilidade do projeto, mas o tipo de água que é retirada é importante para o abastecimento. Conhecendo a qualidade da água no momento em que é captada, permite saber qual tratamento é necessário para evitar riscos à saúde.
Controle de perdas:
A perda de água é a maior vilã quando o assunto é abastecimento. Dados de 2013 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) revelaram que quase 40% da água coletada e tratada foi perdida.
Independentemente do tipo da perda, ela gera diversos prejuízos. Perde-se água potável e de boa qualidade gerada pelos vazamentos. E perde-se também, financeiramente. Os gastos com o tratamento e distribuição não contabilizados são capazes de gerar significativos valores financeiros perdidos. vc
Boas práticas para abastecimento de água:
O Ministério da Saúde disponibiliza um manual de boas práticas para o abastecimento de água. Ele define como boas práticas todos os procedimentos adotados no processo do abastecimento de água que propicie a minimização dos riscos à saúde humana advindos do uso daquela água.
O ministério ainda ressalta que as recomendações apresentadas no manual exigem um adequado suporte físico, técnico, humano, financeiro, organizacional, político-institucional e legal.