• Matéria: História
  • Autor: weberanaa
  • Perguntado 5 anos atrás

Explique a importância do comércio para o crescimento do bairro da Lapa,
em São Paulo.​

Respostas

respondido por: emanoellima606
16

Resposta:

Lapa é um bairro situado na zona oeste do município de São Paulo pertencente ao distrito da Lapa. Também é conhecido como "Centro da Lapa", pois possui fortes características comerciais

No ano de 1561, há evidências de que os jesuítas ganharam uma sesmaria na região. O terreno era banhado pelo Rio Emboaçava, atual Rio Pinheiros. A região foi batizada de "Emboaçava" que significa "lugar por onde se passa" pelos índios Goitacases.

Em meados do século XVIII, uma propriedade da região se destacava: a Fazendinha da Lapa, que recebera este nome devido ao fato de os jesuítas terem sido obrigados a realizar uma missa anual a Nossa Senhora da Lapa em troca das terras. Por volta de 1743, os religiosos abandonaram o local devido ao seu terreno acidentado e à falta de mão de obra, se mudando para a Baixada Santista[1].

No final do século XIX, chegaram, ao bairro, famílias de diversas nacionalidades. Destacavam-se os tiroleses, vindos do norte da Itália e que eram agricultores. Anos mais tarde, vieram outros italianos, vindos da região de Veneza. Houve, também, imigração portuguesa, espanhola, francesa e sírio-libanesa. Estes eram comerciantes, profissionais liberais, artesãos, sapateiros ou alfaiates. A influência italiana no bairro é muito significativa, tanto que alguns logradouros do bairro têm designações que fazem referência à Itália, e ao Império Romano, tais como: Roma, Coriolano, Cipião, dentre outros.

No século XX, o bairro se tornou industrial. Através da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway e de suas oficinas, houve a implantação de indústrias como a Vidraria Santa Marina e os frigoríficos Armour, Bordon, Swift e Wilson. Estes estabelecimentos trouxeram operários e técnicos ingleses, croatas, lituanos, poloneses, russos e húngaros (do então Império Austro-Húngaro e fundadores da chamada "Igreja do Galo" na Rua Domingos Rodrigues), que passaram a ser moradores do local e da Lapa de Baixo. As indústrias baseavam-se na proximidade com o Rio Tietê, multiplicando-se ao longo dos anos.

Explicação:

espero ter ajudado

respondido por: Danas
0

A Lapa é um bairro comercial e residencial, ele se tornou muito rico justamente pela aglomeração de comércio naquela região desde o século XVIII, valorizando a região que se tornou conhecida como um centro da Zono Oeste de São Paulo.

Comércio e desenvolvimento

A sociedade econômica se desenvolve com a comercialização de bens, serviços e direitos entre as pessoas, quando uma cidade ou bairro se torna mais comercial, ele se desenvolve e cresce, se tornando mais rica à medida em que o comércio aumenta, além de atrair pessoas. Aconteceu exatamente isso com a Lapa, e hoje é uma região comercial

Venha estudar mais sobre desenvolvimento econômico

https://brainly.com.br/tarefa/10160901

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares