Se 27% das moléculas de um ácido se ionizam quando ele é dissolvido em água, como esse ácido é classificado em relação à sua força?
Respostas
Resposta:
Determinar a força de um ácido é o mesmo que apontar a capacidade que esse composto apresenta de ionizar-se quando dissolvido na água. O conhecimento sobre a força do ácido evidencia se a concentração de íons hidrônio em água será alta ou baixa.
Explicação:
Resposta:
Ácido Moderado
Explicação:
Considerar um ácido como forte significa que, em água, ele é capaz de produzir uma grande quantidade de íons; já o ácido moderado é aquele que produz uma quantidade de íons nem muito grande nem muito pequena; e o fraco, por sua vez, é aquele que produz uma quantidade de íons muito pequena. Essa classificação descrita depende do tipo de ácido com o qual estamos lidando, se um hidrácido (não apresenta oxigênio na sua composição) ou um oxiácido (apresenta oxigênio em sua composição).
A força dos ácidos pode ser avaliada ainda por intermédio do cálculo do chamado grau de ionização, representado pela letra α. Para calcular esse grau, basta dividir o número de moléculas ionizadas pelo número de moléculas adicionadas na água inicialmente. Depois, basta multiplicar por 100 para formar uma porcentagem.
α = número de moléculas ionizadas sobre o
número de moléculas inicial.
Se foram adicionadas 50 moléculas de um ácido na água e 20 delas ionizaram-se, logo seu α é:
α = 20/50
α = 0,4
α = 0,4.100
α = 40%
Ao encontrar o α, podemos avaliar a força do ácido de acordo com o seguinte padrão:
Forte: α ≥ 50%
Moderado: 5% < α < 50%
Fraco: 5% ≤ α