As cinco unidades temáticas propostas pela BNCC (2017) direcionam a formulação de Habilidades e Objetos de Conhecimentos que serão contemplados ao longo do Ensino Fundamental: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística. A unidade temática Números tem como propósito desenvolver o pensamento numérico, que segundo a BNCC (2017), consiste em:
Assinale a alternativa correta que apresenta a finalidade da unidade Números.
a.
Garantir que todos os estudantes possam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em múltiplas situações, de modo a fazer conjecturas bem respaldadas e tomar as decisões pertinentes
b.
Usar modelos matemáticos na compreensão, representação e interpretação de relações quantitativas de grandezas e de situações e esquemas matemáticos, empregando, por sua vez, letras e símbolos.
c.
Estudar as medidas e as relações entre si, isto é, das relações métricas, promovendo a articulação da Matemática a outras áreas de conhecimento.
d.
Provocar o conhecimento de modos de quantificar objetos e de presumir e interpretar argumentos fundamentados em quantidades.
e.
Explorar de um vasto conjunto de conceitos e procedimentos imprescindíveis para resolver problemas do mundo físico e de variadas áreas do conhecimento.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
A unidade temática Números tem como propósito desenvolver o pensamento numérico, que provoca o conhecimento de modos de quantificar objetos e de presumir e interpretar argumentos fundamentados em quantidades.
Resposta:
Provocar o conhecimento de modos de quantificar objetos e de presumir e interpretar argumentos fundamentados em quantidades.
Explicação:
''A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o
pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de
quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. No processo da construção da noção
de número, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias
de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem, noções
fundamentais da Matemática. Para essa construção, é importante
propor, por meio de situações significativas, sucessivas ampliações
dos campos numéricos. No estudo desses campos numéricos, devem
ser enfatizados registros, usos, significados e operações. ''